Publicado em 08/10/21 por Empório Luz.
Fala galerinha iluminada, tudo bem? Hoje vamos falar sobre tela tensionada que é um recurso de iluminação já bastante utilizado em projetos comerciais, e que agora também se tornou uma opção para iluminação em residências.
Você já teve a experiência de ir em uma feira de eventos e ver stands iluminados destacando a identidade da empresa, como na imagem abaixo?
O que acha de ter esse mesmo efeito na iluminação da sua residência ou empresa, dentro das suas necessidades e destacando os elementos que você deseja?
Se você ainda não conhece as telas tensionadas e suas possibilidades de uso, leia esse artigo até o final porque falaremos:
Quer aprender mais sobre o assunto? Então vamos lá!
A tela tensionada por definição é um quadro composto por uma tela de tecido estruturada e fixada por perfis de alumínios.
Geralmente utiliza-se o tecido poliéster que possui elasticidade e nas bordas é usado um silicone de espessura mais grossa para dar resistência e firmeza na fixação ao perfil de alumínio.
A tela tensionada é composta por um perfil de alumínio e uma tela de tecido poliéster que são fixados através do silicone presente na tela que é encaixado no perfil, veja:
Para a fixação, a tela é esticada com o auxílio de ar quente (como o de um secador de cabelo).
A tela é capaz de receber atritos e retornar a forma natural, devido à memória molecular.
A única ressalva é com elementos pontiagudos, que podem perfurar e rasgar a tela.
As telas tensionadas são bastante versáteis, então podem compor ambientes residenciais, como quartos, salas, corredores, closets e ambientes comerciais como escritórios, salas de espera, mercados, entre outros.
O efeito proporcionado é de uma luz difusa e homogênea, sendo assim, ao mesmo tempo em que traz boa luminosidade, também oferece conforto visual.
Veja alguns ambientes em que a tela tensionada foi utilizada:
No quarto abaixo a proposta utilizada fez com que o efeito se assemelhasse a uma cortina recebendo a luz do sol.
Conforme dissemos, é uma luz intensa porém, não chega a ser ofuscante, devido ao filtro criado pelo próprio tecido.
É possível observar também que há uma intensidade luminosa menor no centro das telas. Então, concluímos que a fonte luminosa foi instalada nas laterais, veja:
Neste segundo dormitório temos uma proposta cênica mais presente, e a escolha para essa tela tensionada foi uma paisagem impressa para harmonizar com os outros elementos do ambiente, observe:
Nesta imagem vemos a aplicação da tela tensionada com propostas diferentes. Na varanda a tela reproduz a vista da cidade, e à direita vemos que trouxe uma profundidade maior ao espaço, sendo colocada atrás do espaço bar.
Veja como a aplicação em banheiros pode deixar o ambiente mais agradável e sofisticado:
Novamente, o efeito de luz natural foi criado aqui.
Na imagem abaixo podemos ver que a tela tensionada foi utilizada em um banheiro de forma mais funcional, podendo ser usada inclusive para fazer maquiagens em conjunto com uma luz vinda da parte superior para que as sombras sejam neutralizadas.
A tela tensionada nessa recepção proporcionou um efeito de clarabóia, que são aberturas em pontos estratégicos na parte superior para que o imóvel receba o máximo possível da luz solar.
O tamanho da tela no espaço fez com que a luz realmente parecesse com a luz natural.
É importante que as medidas sejam precisas para que não haja sobras e o encaixe na fixação seja perfeito.
Existem muitos ambientes que recebem pouca ou nenhuma incidência de luz natural.
Então, para esses locais uma solução que pode ser utilizada é a tela tensionada com paisagens naturais impressas, criando o efeito natural dentro do ambiente, veja a imagem abaixo:
O efeito visual proporcionado pela tela na imagem acima é o de estar em um ambiente aberto e com luz natural.
Conforme já dissemos, tela tensionada é uma opção de iluminação versátil e que atende diversos fins, tanto comerciais como também residenciais.
Porém, alguns detalhes devem ser observados para que você tenha o melhor efeito possível em seu ambiente. Destacamos 2 pontos que você precisa considerar:
É necessário que você deixe tudo alinhado com os profissionais que irão fazer parte da sua obra. (Gesseiros, marceneiros, eletricistas e prestadores de serviço).
Em que tipo de material a tela tensionada será instalada? Drywall? Marcenaria? Alvenaria?
Tendo isso em mente, é necessário pensar no tipo de fixação mais adequada, para que com o peso do alumínio a peça não ceda.
Além disso, é preciso que as medidas sejam muito precisas, para que tudo se encaixe perfeitamente.
Para as telas tensionadas é possível iluminar com lâmpadas tubulares ou com fitas de LED.
Em ambos os casos a fonte de luz pode estar apenas nas laterais e com menor intensidade no centro, como também, pode ser aplicada no centro e proporcionar uma luz mais uniforme.
No caso em que fitas de LED forem utilizadas, é importante se atentar para a qualidade das fitas e também para que os pontos não fiquem marcados, causando sombras indesejadas nas telas.
As fitas de LED COB são excelentes opções, porque como não possuem pontos, iluminam de forma contínua sem gerar sombras.
Como dissemos anteriormente, investir nesse recurso de iluminação requer planejamento.
Existem duas principais desvantagens e iremos citá-las aqui:
Citamos esse ponto como desvantagem pelo fato de que pode ser mais difícil de encontrar profissionais aptos na instalação, e isso vai exigir pesquisa, indicação, avaliações e o uso de boas referências.
Por não ser algo tradicional, principalmente nas residências, há quem tenha certa insegurança quanto ao resultado final. Existem ainda profissionais da área que não se sentem confiantes em indicar a tela tensionada.
Em contrapartida, o mesmo ocorreu com muitas outras luminárias, e até mesmo com o próprio LED. É a insegurança que muitas vezes acompanha as novidades do mercado, mas, com o tempo e experiência no uso, é desmistificada.
Os materiais que envolvem a composição da tela tensionada faz com que o custo dela seja mais elevado que o de placas e painéis de LED, por exemplo. E quanto maior for a área de aplicação, mais alto será o investimento.
Sobre as vantagens, citamos:
Você tem a opção de deixar o projeto de acordo com o seu gosto e as necessidades do seu ambiente.
Conforme dissemos em alguns tópicos desse artigo, a tela tensionada é uma ótima forma de luz difusa, e portanto, é menos nociva aos olhos proporcionando maior conforto visual.
A tela tensionada possibilita a criação de efeitos diversos e temáticas diferentes, se encaixando em diversos cenários e compondo ambientes comerciais ou residenciais.
Vimos também que com a tela tensionada podemos obter efeitos de iluminação natural, e se impressões forem adicionadas, o efeito fica ainda mais realista
Em nosso novo showroom optamos por instalar uma tela tensionada na entrada, em um túnel que dá acesso a loja, – que aliás, se você ainda não conheceu, te convidamos a nos fazer uma visita – veja como ficou:
Utilizamos fitas de LED apenas nas laterais de forma intencional, para que a luz fosse mais suave.
Gostou do efeito? Venha à nossa loja para ver de perto!
Na última quinta feira, 07 de Outubro, o Bruno Mantovani fez uma live sobre tela tensionada e suas possibilidades de uso, assista enquanto ainda está no ar e tenha ainda mais inspirações para adicionar em seu projeto, confira:
Gostou deste artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais, para que mais pessoas possam conferir estas dicas!
Convidamos você também para visitar a nossa loja física ou a nossa loja virtual.
Siga-nos em todas as redes sociais:
YouTube: Luz, Decor & Ação!
Instagram: Empório Luz Design
Instagram 2: Bruno Mantovani Design
Facebook: Empório Luz Design
Facebook 2: Luz, Decor & Ação!
Pinterest: Empório Luz Design
Twitter: Empório Luz Design
© Empório Luz Design - Todos os direitos reservados.
Compre em nossa loja virtual e receba no conforto da sua casa.