Publicado em 22/09/23 por Empório Luz.
Fala galerinha iluminada! Tudo bem? Vamos continuar esclarecendo um pouco mais sobre iluminação comercial, e hoje, vamos falar sobre luzes para vitrines de loja.
Em nosso artigo inicial, vimos que o foco das empresas hoje está voltado para a experiência do cliente, e para suprir suas expectativas em função da aquisição de um produto ou serviço.
Quer saber como tornar essa experiência a melhor possível para seu cliente através da iluminação? Então leia esse artigo até o final e aproveite as dicas!
Como já sabemos, a iluminação desperta questões sensoriais e quando bem elaborada, pode contribuir para que o cliente se sinta confortável no seu estabelecimento.
Conforto, precisão dos tons escolhidos em cada local, a posição das luminárias, a intensidade de luz e boa visibilidade são questões que precisam ser estudadas para diminuir os erros na iluminação de ambientes.
As lojas de roupas possuem sessões diferentes e para cada uma delas há um tipo adequado de iluminação. Porém, existem 3 pontos em comum que devem ser observados e são importantes para todo o espaço da loja, veja:
A atenção aqui é para que seu cliente compre uma peça enxergando a cor real que ela tem. Luminárias com boa reprodução de cor é um investimento necessário em uma loja de roupas e calçados.
Você não quer que o cliente volte para trocar a peça que ele comprou como branca na sua loja, e ao chegar em casa viu que era bege, não é mesmo?
Então invista em luminárias que tenham no mínimo índice de reprodução de cor entre 80 e 100.
Lembra da polêmica causada em função da cor do vestido da imagem abaixo? Entre outros fatores, foi comprovado que a luz também interferiu na interpretação da cor na imagem.
2º Boa visibilidade e conforto visual
A boa visibilidade é fundamental para que o cliente transite com segurança pelo interior da loja, e o conforto visual é essencial para proteger os olhos.
Na maioria das vezes, em uma loja de roupas e calçados, trabalham-se com espelhos posicionados e se a iluminação for exagerada, a luz refletida pode ser nociva aos olhos e incomodar.
Veremos mais adiante que a criação de cenários chamará a atenção do seu cliente para pontos específicos da sua loja. Mas antes de chegarmos nesse ponto, já antecipamos: se atente ao equilíbrio! Sua loja não deve ter luz tão homogênea como um hospital, mas também não precisa se parecer com uma balada. Use o ponto forte de cada espaço da sua loja de forma harmônica.
Agora que vimos os fatores comuns a todas as áreas das lojas de roupas e calçados relacionados a iluminação, veremos de forma mais detalhada como favorecer esses espaços pela iluminação.
Começando pelo que é visto primeiro, o cartão postal da sua loja, no caso as fachadas e as vitrines.
As fachadas devem chamar atenção e possibilitar a rápida identificação da sua marca, ou do nome da sua loja. É importante aqui respeitar a identidade visual e planejar a iluminação baseada nisso.
Como é o seu público? Mais jovem ou maduro? Clássico ou moderno? Os produtos que você vende são mais sóbrios ou casuais?
Isso é importante porque assim você saberá qual a melhor forma de usar a iluminação para atrair o público desejado.
Se as fachadas falam sobre sua loja e marca, as vitrines falam sobre o seu produto.
Se a sua loja é localizada em uma rua ou avenida, projete uma iluminação intensa o bastante para que a luz da vitrine se sobressaia a luz externa, e assim, as pessoas que estiverem passando pelo lado de fora enxerguem com nitidez os produtos.
Se a luz externa for mais intensa que a luz interna, o vidro da sua vitrine servirá apenas de espelho e não para a visualização dos produtos.
Outro fator de extrema importância em vitrines é a posição que as luminárias estarão.
A sombra será projetada do lado oposto à luz. Sendo assim, se a luz vier de cima, a sombra estará na parte inferior. Se a luz estiver no lado direito, a sombra será projetada do lado esquerdo.
Isso influencia diretamente na posição dos produtos expostos. Então, posicione o que você quer evidenciar de forma que a luz contribua para que o produto seja visto.
A tendência é que sejam mais favorecidos visualmente os produtos posicionados ao lado da luz.
A luz da vitrine deve ser direta, focada nos produtos expostos e com boa reprodução de cor.
Vale a pena investir em tons que diferenciem a iluminação da vitrine dos tons usados para a luz geral da loja, assim você consegue destacar a vitrine dos outros ambientes e criar cenários com a iluminação.
Para a luz geral no interior da loja, escolha luzes difusas, pois trazem conforto visual, e em tons neutros, pois eles harmonizam bem com outras temperaturas de cor.
Uma boa dica também é apostar em iluminação dimerizável, assim você poderá adequar a intensidade de luz da sua loja e fazer adaptações conforme o setor.
Para as araras, você pode escolher iluminação direta e focada sobre as roupas, para iluminar bem os produtos sem produzir sombras.
Spots de sobrepor ou luminárias de embutir com foco direcionável são boas opções, atentando-se também para boa reprodução de cores.
A luz do provador deve ser confortável e permitir que os clientes enxerguem bem as roupas. Uma luz posicionada acima da cabeça, além de desconfortável, produz sombras, e isso impossibilita que as roupas ou acessórios sejam vistos adequadamente.
Para acertar, uma das soluções é colocar uma luz frontal que reproduza bem as cores. Isso fará com que o cliente veja as peças de maneira uniforme.
A mesma dica é para provar sapatos. Invista em iluminação nos espelhos, pois a luz vinda do teto não favorecerá a visão dos pés, pelo fato de gerar sombras, e se o cliente estiver em um espaço bem iluminado, ele se sentirá mais confortável e seguro para escolher.
Uma outra opção para melhorar o conforto na hora que os clientes foram provar os sapatos, é investir em bancos, cadeiras ou poltronas que permitam que eles fiquem confortáveis, acredite, isso também influencia na experiência de compra.
Para esse tipo de loja, mais uma vez, o índice de reprodução de cor é imprescindível.
Noivas precisam enxergar os vestidos nos tons corretos, sem distorções de cores, e as madrinhas precisam de vestidos que estejam dentro da paleta de cor estabelecida para a ocasião.
Iluminação e espelhos bem posicionados para que a visibilidade de todos os ângulos da peça seja adequada.
É muito importante que a iluminação e decoração estejam harmonizadas de forma correta.
Como dissemos acima, você precisa considerar antes de tudo a identidade visual, o público alvo e os produtos que você irá vender, pois dessa forma você irá acertar na criação do projeto de decoração e iluminação.
Sempre indicamos que você busque ajuda profissional, para que seja orientado em questões de normas técnicas, em estéticas e nas escolhas das luminárias para que obtenha o melhor custo benefício.
Quer saber onde encontrar e contratar profissionais adequados? Entre em contato com a nossa equipe!
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