Publicado em 08/12/23 por Empório Luz.
Fala galerinha iluminada! Tudo bem?
Se você está em casa, com as crianças de férias, e procurando uma atividade para fazer com elas, acabou de encontrar! Por exemplo, se você pensou em DIY (faça você mesmo), acertou!
Vamos te ensinar a fazer um pendente utilizando o barbante como base, nesse sentido, nos inspiramos no vídeo abaixo que o Bruno Mantovani fez para o canal Carajás Home Center:
Está afim de soltar a criatividade e produzir um pendente super bacana? Então continue até o final!
Uma das principais características dos desafios “faça você mesmo” é o fato de trabalhar produtos que geralmente temos em casa, com fácil acesso. Então pensamos nisso na sugestão desse pendente. Anote aí a lista de materiais 📑:
✔Barbante;
✔Bola ou Bexiga;
✔Cola líquida branca;
✔Spray na cor desejada;
✔Super cola (para fixar o barbante na primeira e na última volta);
✔Água (dois copos de água para meio copo de cola);
✔Recipiente vazio, pode ser um pote ou até mesmo um prato de sopa;
✔Fio com canopla e soquete (utilizamos a cor dourada, mas você pode fazer transparente ou na cor que preferir);
✔1 lâmpada de filamento com soquete compatível com o que você escolheu para o pendente;
✔1 Canetão na cor que preferir, para fazer a marcação na bola.
✔Tesoura ou estilete;
✔Durex ou fita crepe.
✔Dica extra, tivemos que recorrer a um secador de cabelo… mais para frente você irá entender o porque😮💡!
Conferiu se tem tudo aí? Então bora colocar a mão na massa!
Para que dê tudo certo e você tenha no final o resultado esperado, vamos te explicar passo a passo de como você deve fazer
Em um recipiente vazio, misture a água e a cola. Tenha como base 2 copos de aproximadamente 300ml de água para meio copo de cola. Essa mistura servirá para diluir a cola e dessa forma o manuseio do barbante será mais fácil.
Mergulhe o barbante na mistura de água e cola. Esse processo deverá ser feito por partes, ou seja, você não deve colocar todo o barbante de uma vez nessa mistura, porque dessa forma o barbante poderá ficar muito embaraçado e isso dificultará o processo.
Faça a marcação na bola. Essa marcação é necessária para que você delimite o espaço no qual a sua mão entrará para posteriormente fazer manutenções, como uma troca de lâmpadas, por exemplo.
Utilize o Durex ou fita crepe para segurar a primeira ponta do barbante. Ao fazer isso você impedirá que a primeira ponta se desloque, visto que a cola ainda estará molhada e não terá fixado o barbante na bola.
Envolva o barbante na bola. Esse é o passo que dará estrutura e forma a luminária. Aqui você pode fazer com o espaçamento que preferir, desde que respeite a área delimitada no passo 3, deixando o espaço para fazer as manutenções.
Uma dica é que ao passar o barbante você faça uma pequena tração, apertando ele contra a bola para que não fique solto e não corra o risco de desmanchar depois. No final, procure espaços que tenham ficado vazios e faça o preenchimento para que fiquem mais cheios.
Quando terminar de preencher a bola com o barbante, corte a última ponta e passe a supercola; assim, a fixação estará bem feita e o barbante não desmanchará antes da secagem.
Passe a cola pura (sem água) por toda a superfície da bola com os barbantes. Esse passo serve para que, na secagem, os fios dos barbantes fiquem mais enrijecidos, porque isso trará mais resistência para a luminária. Você pode fazer isso com as mãos ou, então, com o auxílio de um pincel.
Coloque a bola no sol para secar.Esse processo de secagem pode durar entre 2 ou 3 dias, e indicamos que você mude a peça de posição para que ela seque por igual. Ademais, utilizamos o secador de cabelo para auxiliar nessa etapa, o que tornou o processo mais rápido e prático.
Retire o apoio do barbante, murchando a bola. Depois da secagem, você irá murchar a bola e deixará apenas o barbante, o qual se tornará uma estrutura para a luminária.
Obs: Antes de murchar a bola, faça uma leve pressão nela para que o barbante de solte com mais facilidade, e então retire o pino da bola e deixe o ar sair até que consiga retirá-la da estrutura de barbantes.
Depois de retirar a bola, a peça ficará assim:
Pinte a estrutura com o auxílio do spray na cor escolhida. Depois de secar e retirar a bola, pinte a estrutura de barbante com um spray; assim, você dará o acabamento final à sua luminária. Você pode pendurar a estrutura com o auxílio de um ganho, dessa forma evitará desmanchá-la manuseando com as mãos. Veja como fizemos:
Resultado da Pintura
Agora você fará a ligação elétrica da luminária. Nessa etapa você irá retirar o fio da canopla, e então escolher um dos vãos do barbante para passar esse fio.
Sobre a parte elétrica, esse modelo de pendente utilizado é ligado diretamente na rede. Então o que irá definir é a tensão da rede e a lâmpada escolhida. A maioria das lâmpadas são bivolt, mas também têm lâmpadas 110V e 220V.
Escolhemos esse modelo de lâmpada filamento de LED, mas existem inúmeras outras opções, com formatos e tamanhos diferentes.
Agora você fará a ligação fase e neutro, conhecida como positivo e negativo, e, em seguida, realizará o isolamento
Ligação elétrica: Como neste caso fizemos apenas para a demonstração, adaptamos o isolamento. Mas o ideal é que você utilize um isolante apropriado, visto que a luminária permanecerá no ambiente. Para a parte elétrica, sempre que houver dúvidas procure um especialista!
Feito isso, encaixe a lâmpada no soquete:
Veja agora a peça com a lâmpada acesa:
Detalhes da peça acesa:
Com isso a sua luminária de barbante está pronta! E aí, gostou do resultado final? Achou fácil de fazer?
Utilizamos a cor dourada, mas você pode adaptar e personalizar de acordo com o seu gosto e ambiente. Se o pendente for utilizado em um quarto infantil ou um espaço brinquedoteca, os fios coloridos também ficarão ótimos, além disso, trazem um toque lúdico ao ambiente.
Existem alguns benefícios quando você escolhe fazer a sua própria luminária, veja os principais:
Personalização – A peça se tornará única e será totalmente adaptada ao seu gosto.
Estímulo da criatividade – Você pode e deve explorar diferentes materiais, formatos e cores; dessa forma, você exercita o seu lado criativo.
Interatividade – Confeccionar objetos pode ser uma atividade feita em família! Sugerimos que aproveite o tempo livre e convide as crianças para participar, assim você estará também estimulando o desenvolvimento sensorial delas. Mas sempre supervisione, principalmente se envolver contato com eletricidade e objetos cortantes ou perfurantes.
Economia – Talvez comprar uma luminária nova não esteja dentro das suas possibilidades financeiras, então criar uma peça com materiais acessíveis pode ser uma ótima opção.
Reaproveitamento de Materiais – Você pode dar nova função a materiais que seriam descartados. Então ao criar luminárias é possível dar a esses materiais novas funções além do simples descarte.
Gostou deste artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais, para que mais pessoas possam conferir estas dicas!
Convidamos você também para visitar a nossa loja física ou a nossa loja virtual.
Siga-nos em todas as redes sociais:
YouTube: Luz, Decor & Ação!
Instagram: Empório Luz Design
Instagram 2: Bruno Mantovani Design
Facebook: Empório Luz Design
Facebook 2: Luz, Decor & Ação!
Pinterest: Empório Luz Design
Twitter: Empório Luz Design
© Empório Luz Design - Todos os direitos reservados.
Compre em nossa loja virtual e receba no conforto da sua casa.