Publicado em 16/02/21 por Empório Luz.
Você já teve a experiência de passar por uma ótica e ficar com vontade de experimentar todos os modelos da vitrine? Não nos damos conta, mas temos essa sensação quando os produtos estão muito bem posicionados e iluminados, de forma que atraia a atenção do consumidor. Neste artigo, você vai entender a importância de uma boa iluminação e decoração de loja de óculos.
Se engana a marca que pensa que vendas e fidelização de clientes se concretizam somente com os preços. A vitrine, por ser o primeiro ponto de contato do cliente com a loja, se torna responsável por 80% da decisão de compra do consumidor. A apresentação do produto é essencial e primordial para atrair o público e fechar a venda.
Para ilustrar este texto, traremos o exemplo da ótica Yes Sunglass na Eleonora Cintra, localizada no Anália Franco, onde tivemos a felicidade de criar um projeto de iluminação.
Adriano, proprietário da ótica, começou a trabalhar no segmento ainda em 1986. A loja em que trabalhava era de um amigo, que foi o ensinando como montar óculos. Depois disso, ele foi para fazer serviço no balcão e não largou mais. A cada dia um passo foi dado para que ele pudesse montar sua própria loja em 1998. Atualmente, a marca está abrindo um novo conceito de loja na região do Jardim Anália Franco. E, no projeto que criamos, tivemos um cuidado especial com a iluminação.
Afinal, quando um potencial cliente vê um óculos e seus detalhes, ele já se identifica de uma forma mais fácil com aquele determinado produto. Se os óculos são exibidos todos iguais, a impressão que o cliente tem é que não há diferença entre um e outro.
Além de investir em luminárias, é necessário também pensar na cor das paredes, pois isso também contribui para uma boa iluminação e decoração de loja de óculos. Sendo assim, recomenda-se tons mais claros na hora de colorir as paredes, pois cores escuras dão uma aparência apática ou até mesmo desleixada e transmitem uma imagem negativa a seus clientes, por isso é importante apostar numa boa iluminação e decoração na ótica.
Deixar lâmpadas piscando, queimadas ou simplesmente não as utilizar, também configura como desleixo e tira o foco do seu produto.
Além disso, se atentar para a limpeza da loja contribui diretamente para o bem estar do cliente naquele ambiente que, por refletir um segmento da saúde, precisa transparecer limpeza, cuidado e conforto.
Produtos que são bem apresentados na vitrine e iluminados corretamente atraem mais olhares. É necessário fazer com que um produto brilhe mais que os outros. Esse produto será o chamariz, fazendo as pessoas pararem diante de sua ótica.
Os locais onde os óculos serão colocados devem ser claros e com uma luz que ajude a destacar os produtos ali apresentados. Isso colabora para despertar o desejo de compra e a forma como irá impactar o cliente.
As prateleiras geralmente iluminadas ou wall washers, como chamamos, são mais recomendadas. Não recomendamos foco de iluminação, pois essa técnica proporciona sombras e, nesse ramo de atividade, não é interessante. Além disso, ao não usar focos, também reduzimos a intensidade de reflexão nas lentes dos óculos e nas vitrines de vidro.
Recomendamos apostar em lâmpadas que tenham menor consumo de energia, para que não tenha impactos negativos quanto aos custos com a conta de energia.
O legal da iluminação, nesse caso, é conseguir definir as cores. Assim, as pessoas podem perceber qual a cor que mais gostam, o formato, entre outras características. Resumindo, tudo isso facilita o processo de compra do cliente.
Uma das coisas que está sendo trabalhada atualmente na nova loja é a linha infantil. Ela é composta por feiras-lojas de São Paulo que produzem produtos para esse público. Existem opções para crianças especiais e óculos de natação com grau, apenas para se ter ideia do leque existente.
Também existe na loja um tipo de óculos para maquiagem, que é um produto muito requisitado pelas clientes. Existe uma linha exclusiva da loja com formatos e cores bem diferentes e com preço atrativo.
Hoje, uma das vertentes das lojas de óculos são as lentes de proteção contra luz azul. Elas costumam dar equilíbrio e proteção quanto aquela luz que vem de telas como celular e computador. Há estudos que comprovam que essa luz aumenta a chance de muitas doenças de visão, mostrando a importância desse tipo de lente.
O envelhecimento precoce, por exemplo, é aumentado pela luz azul. Devido a isso, alguns protetores solares têm sido produzidos contra o excesso de luz azul. Você mesmo pode comprovar isso e ver como a luz azul tem aparecido no seu dia-a-dia. Observe quantas vezes você usou alguma tela na última hora. Bastante coisa, né? Então é bom se cuidar.
Independente de serem óculos tanto solar, quanto de correção, a escolha deve ser feita com calma. É necessário ter conforto e aconchego na hora, pois o cliente precisa se sentir bem para decidir e não se arrepender depois.
A maneira que vemos e sentimos o espaço está diretamente ligada à iluminação que interfere no ambiente. A iluminação tem que agir em conjunto com cores e texturas do ambiente. A luminotécnica possibilita ampliar ou reduzir a sensação de tamanho de um cômodo, e também valoriza produtos em uma loja, gerar a sensação de conforto ou até mesmo direcionar circulações.
Também é considerada como luz difusa ou luz indireta. É aquela fixada no teto, estrategicamente posicionada e pode ser focada ou não num expositor de produto. Proporciona um ambiente tranquilo e ajuda na percepção geral do ambiente e é mais flexível na disposição interna dos ambientes.
Essa iluminação deve causar efeitos de luz e sombra por meio de lâmpadas incandescentes ou refletores. É a luz o centro de interesse, com cores, formas e desenhos.
Responsável por direcionar foco de luz para o produto, ou seja, chamar atenção do olhar para um objeto ou superfície específica, isso se deve ao posicionamento da luz muito próximo a superfície que se deseja iluminar. Pode ser utilizada em paredes, gôndolas, quadros etc.
Vimos, ao longo do artigo, o quanto a iluminação é importante, pois pode favorecer ou desfavorecer o produto que está sendo apresentado. A iluminação e decoração de loja de óculos ideal é aquela que faz com o que consumidor se sinta mais atraído a comprar.
É fundamental planejar todos os detalhes da iluminação levando em consideração o tipo do seu negócio. E, para isso, você pode contar com um profissional especializado no assunto, que pode ser um designer de interiores ou um lighting designer, por exemplo.
Se deseja realizar um projeto luminotécnico para melhorar as vendas do seu negócio, entre em contato conosco. Nossos profissionais atendem de forma virtual, em todo o Brasil.
Além disso, você também pode assistir ao nosso vídeo com mais detalhes desse projeto que ficou incrível. Clique na foto abaixo para assistir:
Siga-nos em todas as redes sociais:
YouTube: Luz, Decor & Ação!
Instagram: Empório Luz Design
Instagram 2: Bruno Mantovani Design
Facebook: Empório Luz Design
Facebook 2: Luz, Decor & Ação!
Pinterest: Empório Luz Design
Twitter: Empório Luz Design
© Empório Luz Design - Todos os direitos reservados.
Compre em nossa loja virtual e receba no conforto da sua casa.