Entrevistas

Feng Shui e Iluminação com Jane Carla

Publicado em 28/09/18 por Empório Luz.

Na matéria de hoje, conversamos com Jane Carla, que é consultora em Feng Shui, conhecendo o assunto há cerca de 12 anos. Na ocasião do nosso bate-papo, ela veio dar dicas especiais sobre como a iluminação e o feng shui podem ser combinadas para entregarem ambientes incríveis.

Hoje você entenderá o que serve esse termo e porque ele tem sido cada vez mais usado na arquitetura e decoração para melhorar ainda mais as técnicas que já temos falado aqui para vocês. Além disso, veremos como feng shui e iluminação podem ser combinados.

Prontos para mais uma aula? Então boa leitura!

 

 De onde vem o feng shui


 O termo feng shui é chinês e seu significado é vento e água. A ideia é que o vento traz energia, enquanto a água leva embora. Sabe-se que essa técnica tem mais de 5 mil anos. A ideia dele foi sempre de trazer mais harmonia e equilíbrio entre os ambientes e famílias.

Para quem se especializa, existem três escolas principais. A do Chapéu Negro, que é onde Jane se especializou, a da Bússola e a da Forma. Cada uma dessas escolas tem um direcionamento específico. Carla estudou todas, mas achou a do Chapéu Negro a mais tropicalizada, por isso optou por se especializar nela, acreditando que seria a mais fácil para adaptar à nossa região.

 

Como o feng shui funciona


Hoje, o feng shui ainda tem uma estigma de que você precisa trocar tudo para ter resultado, mas não é bem assim. Sendo uma técnica versátil, é possível trabalhar com o que você já tem para conseguir uma grande mudança nos ares. Muitas vezes é necessário apenas trocar a posição dos móveis ou as cores utilizadas no local.

Figura 1 – Quarto é um lugar que deve ser trabalhado com feng shui

Formas, objetos, pedras e plantas são elementos que podem ser utilizados. Hoje são 6 os tipos de materiais que podem ser trabalhados para melhorar as energias através do feng shui. Quando pensamos nisso, existem técnicas que se dividem entre corrigir e ativar a partir da utilização desses elementos.

Quinas, colunas e vigas, por exemplo emitem energia. Sendo assim, é necessário corrigi-las com plantas, cores, cristais e outros elementos. Para que uma área seja ativada (como a prosperidade, um exemplo de área), podemos utilizar elementos dourados e iluminação focal para que a energia seja ativada naquele lugar.

 

O que você pode fazer no curto prazo


A disposição dos móveis é algo que você pode fazer para que a energia flua no ambiente de uma maneira melhor. Vale lembrar que, segundo Jane, o feng shui não é uma religião. Sendo assim, ela pode ser usada mesmo em ambientes corporativos. Temos até um bom exemplo disso. Logo, combinar feng shui e iluminação é algo que qualquer pessoa pode fazer, independente de seu credo.

ebook iluminação residencial


Há um tempo atrás Jane tinha uma cliente com grande problema de inadimplência, onde seus clientes adquiriam seus produtos e
serviços mas não pagavam. Após uma consultoria feita pela Jane no escritório da cliente, uma semana depois do trabalho as pessoas voltaram a pagá-la. Foi um resultado incrível e que mostra como isso funciona.

Hoje essa cliente está muito feliz e chegou a fazer a mesma técnica, por perceber que a técnica funciona. Inclusive, a Jane faz dicas diárias sobre o trabalho em feng shui. Se você quiser acompanhar o que ela fez, aproveite e a siga nas redes sociais!

 

Posição de comando


No feng shui, tudo tem um porquê. Quando Jane dá uma dica , não é algo que ela inventou. Um exemplo é a mesa de trabalho. Quando ela fica posicionada perto de uma parede, de costas para a porta, isso gera um efeito de sono e falta de entusiasmo. Outro ponto que o feng shui aborda é a posição de posição de comando.

Em um ambiente, você deve ser a pessoa que vê quem vai entrar no seu estabelecimento. Assim é possível estar atento se alguma surpresa ocorrer em torno de você. Devido à isso, é necessário estar sempre sentado de frente para a porta. Assim você terá controle sobre o que está acontecendo.

Como existem casos que não é possível alterar o posicionamento, existem as curas do feng shui que tratam desse problema. A forma de vencer isso é ter um espelho que mostre quem vem atras de você. Só isso já é o suficiente!

 Figura 2 – Plantas também podem ser usadas para aliviar


E a saúde?


Quando é necessário fazer uma análise no ambiente, Jane divide o ambiente em 9 partes diferentes, que são:

  • sucesso
  • relacionamento
  • criatividade
  • amigos
  • trabalho
  • espiritualidade
  • família
  • prosperidade
  • saúde, ao centro delas

Todos essas áreas são corrigidas e, quando necessário, também ativadas. Mas sempre apontando pra saúde como elemento principal.
Para que ela seja melhorada, pode-se trabalhar com elementos e cores terrosos, cor amarela, plantas, cerâmica e barro. As formas são quadradas utilizadas são geralmente quadradas. Nesse ponto o feng shui e iluminação também se convergem.

Quase sempre a área da saúde fica no centro, e quando não é possível fazer modificações, trabalha-se então na iluminação. Utilizamos foco direcionado, que é muito importante. Isso com as lâmpadas dicróicas, que pontuam o seu facho, ajudando a energia a fluir naquele ambiente.

 

Cantos


Os cantos possuem uma concentração de energia estagnada, segundo Jane. Isso acontece por não haver circulação. Jogando iluminação nesses cantos, é possível ativá-los, inclusive em casa. Devido a isso, os cantos precisam ser pensados na hora de trabalhar com iluminação.

Nesse caso, o feng shui e iluminação podem ser trabalhados através da escolha de técnicas luminosas que suavizem os cantos, tirando a sombra deles e dando um aspecto mais agradável, por exemplo.

 

Casos curiosos


Recentemente, Jane trabalhou com uma cliente no Morumbi, que possuía um museu de arte sacra dentro da sua sala. Ela chegou pedindo para harmonizar o ambiente mas sem mexer em nada. No caso, a saída foi trabalhar com cristais nos pontos específicos, além dos aromas. Como eles também atuam nessa movimentação da energia, foi possível alcançar o efeito esperado. Ou seja, quando o feng shui e iluminação não podem ser combinados, é possível utilizar as outras técnicas para ter um efeito igual.

 

Feng shui e Iluminação: outras ações


Além do feng shui, existem outras coisas que podem ser feitas para melhorar o clima de casa. Comer em família, usar menos o celular e integrar mais as pessoas em casa são pequenas ações que já deixam a energia na sua casa fuir melhor. Se combinadas com o feng shui, o resultado é ainda mais alto!

Se você gostou do que viu aqui e gostaria de um projeto de iluminação focado em feng shui, fale com a gente! Sabendo que nossos ambientes estão cada vez mais fechados e interiorizados, aproveite essa chance para fazer suas energias fluírem.

Siga-nos em todas as redes sociais:

YouTube: Luz, Decor & Ação!
Instagram: Empório Luz Design
Instagram 2: Bruno Mantovani Design
Facebook: Empório Luz Design
Facebook 2: Luz, Decor & Ação!
Pinterest: Empório Luz Design
Twitter: Empório Luz Design




Deixe seu comentário


Siga-nos no Instagram

Luz, Decor e Ação Bruno Mantovani

Acompanhe no YouTube

Toda terça às 19h

Inscreva-se

Compre em nossa loja virtual e receba no conforto da sua casa.