Publicado em 15/11/19 por Empório Luz.
Conhecido como Espectros Especiais, a arte de manipular as cores para realçar produtos e objetos foi tema dentro do nosso canal no Youtube e também trouxemos para vocês saberem mais.
O que é Espectro Especial?
É o uso de uma manipulação (que pode ser um conjunto de manipulações) para modificar ou realçar determinada função ou objeto.
Exemplo: Em lojas de vestidos de noivas, onde o produto já é branco, utiliza-se a manipulação desse espectro para deixar o vestido ainda mais branco e luminoso, onde o que foi mexido foi apenas a saturação daquela iluminação. Utiliza-se de forma inteligente as cores da luz para realçar os objetos.
Outro local bastante utilizado também é açougues ou casas de carnes, onde a luz da carne deixa o produto com aspecto mais corado e viçoso. Com cara de carne fresca.
É errado fazer este procedimento?
Este é um tema bastante discutido. A nossa dica é, não descaracterize o seu produto. Mentir na qualidade ou negligenciar validade e cor real do produto é ilegal, já valorizar aspectos do seu produto ou objeto, é estratégia de marketing. Seja sempre fiel ao seu cliente.
Por tanto precisamos estudar cada vez mais a utilização da iluminação nas vitrines, produtos indoor e objetos significativos dentro dos nossos estabelecimentos. Claro que mantendo a ética e segurança para os nossos clientes.
Hoje o LED é praticamente um convite à alquimia. Você pode fazer grandes junções, atrair o cliente na vitrine e conseguir partilhar mais do produto dentro da loja. Nós defendemos o projeto de iluminação justamente porque a experiência é diferente. Quer conferir a diferença de perto?
Projeto: Cotta Arquitetura e Interiores
Perceba que neste projeto que nós da Empório Luz fizemos parte, pudemos utilizar o ambiente com luz natural solar e o mesmo ambiente com as luzes implantadas acesas. A luz solar foi utilizada estrategicamente para receber essa energia, mas veja o impacto que há após o estudo se destacar nos locais corretos.
O corpo responde às cores
Assim como o olfato, tato, paladar e visão, o nosso corpo responde às cores através das sensações e memórias. Se eu estou no Nordeste do Brasil, onde a temperatura alta já é predominante e dentro da minha loja eu coloco cores quentes ou lâmpadas que esquentam ainda mais o ambiente, será que meu cliente se sentirá confortável em ficar no meu estabelecimento? Provavelmente não. Então assim como o estudo do vestido, da carne e dos ambientes dentro das casas, a nossa dica é que você compreenda o comportamento do seu consumidor. Ele está olhando mais para a calça ou blusa, se sente mais confortável em locais com cores frias ou quentes? O estudo do Neuromarketing atrelado ao seu estudo arquitetura pode ajudar não só você a vender mais, quanto o seu cliente a se sentir bem na sua loja.
Quer ajuda de como acertar em cheio na iluminação da sua loja ou casa? Chama a gente!
Gostou deste artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais, para que mais pessoas possam saber como manipular as cores para realçar objetos, e também possam se inspirar com nossas ideias e dicas!
Siga-nos em todas as redes sociais:
YouTube: Luz, Decor & Ação!
Instagram: Empório Luz Design
Instagram 2: Bruno Mantovani Design
Facebook: Empório Luz Design
Facebook 2: Luz, Decor & Ação!
Pinterest: Empório Luz Design
Twitter: Empório Luz Design
© Empório Luz Design - Todos os direitos reservados.
Compre em nossa loja virtual e receba no conforto da sua casa.