Publicado em 27/03/23 por Empório Luz.
Fala galerinha iluminada! Tudo bem?
Você está construindo ou reformando o seu ambiente? Já sabe qual estilo de decoração vai seguir?
Nós sempre falamos por aqui que iluminação e decoração caminham juntas, porque traz o seu estilo de vida para a casa, e a iluminação transmite as sensações que você quer trazer para o seu ambiente.
Para te ajudar na escolha das peças e até mesmo a ter uma visão geral sobre os estilos de decoração, traremos uma sequência de artigos sobre as características de alguns estilos e quais as peças de iluminação que se encaixam neles.
Escolhemos começar por um estilo que está em alta, e que é marcado por características urbanas e muita personalidade: o estilo industrial.
Quer conhecer um pouco mais sobre esse estilo e aprender a combinar a sua iluminação dentro dele? Então leia esse artigo até o final.
Iluminação também é cultura! Então vamos trazer para vocês um pouco da história do estilo industrial.
O estilo industrial urbano surgiu por meio de um processo de desindustrialização ocorrido nas décadas de 60 e 70, em Nova York, nos Estados Unidos.
Neste contexto as grandes fábricas foram transferidas para o oeste do país, por questões econômicas, deixando Nova York como o foco dos grandes e luxuosos empreendimentos e escritórios comerciais.
As fábricas ficaram vazias e o custo da moradia era alto, então os operários desempregados e pessoas de menor poder aquisitivo utilizaram as fábricas como residências, aproveitando a estrutura já existente ali. Então surgiram os primeiros lofts.
As casas tradicionais eram mais aconchegantes, e em nada se assemelhavam ao estilo encontrado no interior das fábricas, que era marcado por estruturas mais grosseiras, com a exposição da tubulação hidráulica e elétrica, fios aparentes, cores frias e revestimentos rústicos, como o cimento.
Mas, o que no início foi um choque e considerado uma opção precária, depois de adaptações e mudanças, virou tendência. Hoje esse estilo é visto como sinônimo de conceito urbano que transmite personalidade e modernidade aos ambientes.
O estilo industrial tem como ponto marcante as linhas bem definidas e estruturas aparentes. Vamos ver algumas características que marcam esse estilo, como os acabamentos predominantes, cores, materiais presentes e utensílios utilizados na decoração.
Começamos destacando a amplitude dos espaços. Esse estilo iniciou-se nas fábricas, que eram grandes em sua maioria e foram adaptadas para fins residenciais. Então, o espaço era amplo.
Trazendo isso para as residências, é possível aplicar essa característica unificando, criando assim ambientes integrados.
Outra característica é o uso de portas e janelas grandes, permitindo que luz natural e ar fresco circule pelo ambiente.
Se na decoração tradicional uma das prioridades é o acabamento, o estilo industrial vai na contramão disso. Desta forma, partes que seriam encobertas passam a ser expostas.
Concreto, vigas, cimento e tijolos à mostra evidenciando o aspecto rústico no chão e nas paredes, são bem vindos.
As tubulações elétricas e hidráulicas passam a compor a decoração, e os fios aparentes também costumam estar presentes.
As paredes com tijolinhos são bastante utilizadas em tons terrosos, pois proporcionam um aspecto mais aconchegante para contrastar com os elementos frios que remetem à indústria. O cimento queimado também é muito utilizado.
Se os tijolinhos nas paredes ou o uso do cimento queimado não for uma opção viável no seu projeto, você pode utilizar papéis de parede com esses temas. É uma opção com custo menor e mão de obra facilitada.
Para a decoração dos ambientes industriais materiais como ferro, aço e metal estão sempre presentes. Um dos motivos para o uso desses elementos é que são típicos das fábricas que inspiram esse estilo.
É comum também o uso da madeira, justamente para proporcionar o aspecto mais rústico ao local.
No estilo industrial predominam as cores sóbrias. Sendo assim, preto, cinza e branco estão presentes na maior parte do ambiente.
É possível utilizar os tons terrosos nas paredes com os tijolos, e também acrescentar pontos de cor em alguns detalhes, como objetos decorativos, por exemplo.
Existem muitas peças de iluminação que podem ser usadas no estilo industrial, entre essas peças destacamos os trilhos e luminárias compostas por materiais que atendem a proposta do estilo.
Veja exemplos de luminárias para a decoração industrial:
Os trilhos são clássicos na iluminação de estilo industrial. As linhas retas e a estrutura sobreposta combinam com o estilo.
Quando spots direcionáveis são colocados nos trilhos, ajudam a criar luz cênica e evidencia a decoração e os detalhes.
Destacamos os trilhos por serem as luminárias que se adequam melhor à proposta industrial, mas qualquer luminária pode ser usada nesse contexto, tudo dependerá da proposta para o ambiente e dos materiais escolhidos.
Na sequência abaixo traremos modelos de outras luminárias que atendem ao estilo industrial, veja:
Para compor a iluminação industrial com arandelas, você pode optar por peças compostas por ferro, por exemplo, veja nas imagens abaixo:
Ou ainda, peças vazadas ou no estilo aramado, como a da imagem abaixo.
Modelos com cúpulas também são bastante utilizados. Na foto abaixo temos a estrutura de ferro, cúpula com vidro fumê e a lâmpada de filamento.
O estilo industrial remete também ao estilo vintage, então algumas peças funcionam nesses dois estilos, podendo ser adaptadas de um para o outro.
Os pendentes no estilo industrial têm características como a composição por materiais mais bruscos como ferro, alumínio e metais, fios ou cabos expostos e o uso de lâmpadas de filamento também é bastante comum, veja:
Pendente de ferro estilo industrial
Um ponto em comum na decoração e iluminação industrial é que as peças sempre trazem linhas fortes e marcantes, então os detalhes evidenciam a personalidade do estilo.
Outra possibilidade para pendentes no estilo industrial é deixar os fios expostos. É um recurso despojado e que traz personalidade ao ambiente, e com o uso de deslocadores de fios é possível criar diferentes formatos.
Pendentes vazados ou aramados também podem ser utilizados, em ferro e em metal.
O mais comum é a utilização dos spots com os trilhos, mas você também pode utilizá-los sozinhos, observe:
Perceba que na sala abaixo a opção foi o uso de fios (sem os trilhos) apenas com deslocadores para criar o formato desejado no teto, e os spots posicionados para a iluminação geral.
A mesma opção foi escolhida para as paredes, porém, com iluminação decorativa.
Iluminação Industrial – Fonte: Pinterest
Se você sentir que seu ambiente precisará de uma iluminação geral, difusa, uma opção é utilizar perfis de LED de sobrepor.
Assim você mantêm o estilo industrial e garante a iluminação necessária ao seu ambiente.
Como já vimos, o estilo industrial é carregado de personalidade e peças com linhas fortes. Mas existem alguns pontos importantes que precisamos considerar para manter o ambiente agradável:
A iluminação neste caso é fundamental para destacar elementos e trazer uma certa suavidade para o ambiente.
Se a sua intenção for criar um ambiente industrial para a sua residência, é interessante que você trabalhe as temperaturas de cores quentes para ambientes como sala de estar, varandas e quartos e neutras para áreas funcionais, como as cozinhas, por exemplo.
Desta forma você trará um aspecto mais aconchegante, criando um contraste para o ambiente que não seria possível com uma iluminação predominantemente fria.
A escolha das luminárias para o estilo industrial deve ser feita com atenção para não prejudicar a luminosidade adequada para o ambiente, então escolha peças com bom fluxo luminoso.
A predominância de tons escuros como o preto e o cinza fazem com que a luz seja mais absorvida e menos refletida para o ambiente, e isso pode impactar a visibilidade.
No estilo industrial é comum o uso de iluminação direcionada, como spots, por exemplo. Essas peças auxiliam a criar cenários nos ambientes e a evidenciar elementos decorativos. Mas cuidado com o excesso de sombras!
Procure incluir no projeto uma peça que forneça luz geral adequada e assim você conseguirá equilibrar a iluminação do seu ambiente.
Se estiver dentro de suas possibilidades, as claraboias também podem ser uma boa opção para a entrada de luz natural.
Como já citamos, os trilhos são bastante comuns na iluminação industrial, então, deixamos como sugestão que você assista o vídeo abaixo em que o designer Bruno Mantovani nos mostra os principais tipos e as suas funcionalidades.
Gostou deste artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais, para que mais pessoas possam conferir estas dicas!
Convidamos você também para visitar a nossa loja física ou a nossa loja virtual.
Siga-nos em todas as redes sociais:
YouTube: Luz, Decor & Ação!
Instagram: Empório Luz Design
Instagram 2: Bruno Mantovani Design
Facebook: Empório Luz Design
Facebook 2: Luz, Decor & Ação!
Pinterest: Empório Luz Design
Twitter: Empório Luz Design
© Empório Luz Design - Todos os direitos reservados.
Compre em nossa loja virtual e receba no conforto da sua casa.