Publicado em 15/04/22 por Empório Luz.
Fala galerinha iluminada! Tudo bem? Continuando nossa série de artigos sobre dicas de iluminação para os ambientes, hoje traremos opções para você iluminar o cômodo que é considerado o coração da casa, isso mesmo, a cozinha.
Preparar alimentos para servir às pessoas a quem você ama é uma tarefa que pode ser ainda mais prazerosa se o ambiente for agradável para que você permaneça nele. Sendo assim, veremos:
Se interessou e quer conferir se está tudo certo com a iluminação da sua cozinha? Então leia o artigo até o final e aproveite bem as nossas dicas!
O que é uma iluminação funcional? É aquela que permite a execução de tarefas com boa luminosidade, independente de estar no período diurno ou noturno, pois o pacote de luz oferecido por ela supre a ausência ou insuficiência da luz natural.
Sendo assim, ambientes como escritórios, lavanderias, banheiros e cozinhas são locais que necessitam desse tipo de iluminação.
A iluminação funcional geralmente é composta por luminárias que tenham temperaturas de cores que variam entre os tons neutros e frios, justamente para trazer a sensação de atenção e despertamento.
Então, veja 3 tipos de luminárias que podem agregar mais funcionalidade à sua cozinha:
Se já leu alguns de nossos artigos, sabe que os perfis são luminárias bastante recomendadas por aqui. Isso porque são versáteis e proporcionam iluminação linear e difusa, e por terem diversas opções de potência e fluxo luminoso, são funcionais e podem ser usadas em diferentes ambientes.
Sendo assim, você pode utilizá-los para compor a iluminação geral da cozinha e também para iluminar a marcenaria, conforme veremos adiante nesse artigo.
Na cozinha abaixo os perfis de LED de sobrepor foram usados em conjunto com os embutidos de forma bastante equilibrada, mesclando com a luz difusa dos perfis com os embutidos.
As placas ou painéis de LED também são boas opções para a iluminação da sua cozinha.
Oferecerem um bom pacote de luz e os modelos de embutir também deixarão o ambiente com aspecto limpo.
Essas peças também emitem bom fluxo luminoso e são adequadas para o uso em cozinhas.
O ambiente abaixo também foi projetado pela Cotta Arquitetura e no centro a escolha foi uma placa de LED combinada com um embutido pontual.
Indicamos que você escolha placas de LED no lugar dos painéis de LED, porque possuem durabilidade maior, e pensando a longo prazo, seus problemas com manutenção serão menores, além de proporcionar uma iluminação mais uniforme.
Veja Também >>> Painel de LED? Não gosto muito! Saiba o por quê.
Os embutidos também podem ser usados para proporcionar iluminação adequada e funcional para a sua cozinha, mas se atente a esses dois aspectos:
Você precisa posicionar as peças de forma que todo o ambiente tenha a iluminação necessária e produza o mínimo de sombras possível. Se você colocar muitas peças, o ambiente pode ficar muito carregado e se colocar poucas peças, faltará luz. Sendo assim, mantenha o equilíbrio!
Para que o embutido seja eficiente para produzir a iluminação geral é necessário que a lâmpada escolhida tenha angulação de luz e a quantidade de lúmens adequada ao pé direito do espaço. Dessa forma o ambiente estará bem iluminado.
No ambiente abaixo os embutidos foram utilizados de forma equilibrada, sendo assim, não faltará luz e também não terá excesso de informação no ambiente.
É comum que ao realizar atividades na pia sombras sejam geradas, uma vez que ao posicionar-se em pé na frente da pia você cobrirá a luz.
Para minimizar esse efeito, você pode instalar spots, fitas ou perfis de LED no armário e assim terá uma luz direcionada para a superfície da pia, possibilitando a execução de tarefas e diminuindo o efeito da sombra.
Veja como essa técnica foi utilizada na imagem a seguir:
Nesse contexto, um detalhe merece atenção: o reflexo da luz sobre a superfície.
Se o reflexo for uma questão incômoda para você, opte por materiais foscos, porque não irão refletir a luz.
No ambiente abaixo foram instalados spots, porém, é visível o reflexo sobre a pedra, observe:
Apesar de ser um ambiente funcional, nada impede que você tenha um toque decorativo em sua cozinha. Você pode ter, por exemplo, o cantinho do café, como na imagem abaixo e usar luz pontual para destacá-lo.
Caso em seu ambiente tenha uma bancada dividindo a cozinha dos demais ambientes, você pode apostar em pendentes para evidenciar e favorecer a decoração.
Essa é uma questão polêmica! Há quem acredite que a luz da cozinha deve ser branca ou neutra. Mas na verdade, o que é realmente necessário é o equilíbrio.
Sendo assim, você pode mesclar as temperaturas de cor de acordo com a função e a necessidade de iluminação de pontos específicos, como pias e bancadas de trabalho, por exemplo.
Gostou deste artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais, para que mais pessoas possam conferir estas dicas!
Convidamos você também para visitar a nossa loja física ou a nossa loja virtual.
Siga-nos em todas as redes sociais:
YouTube: Luz, Decor & Ação!
Instagram: Empório Luz Design
Instagram 2: Bruno Mantovani Design
Facebook: Empório Luz Design
Facebook 2: Luz, Decor & Ação!
Pinterest: Empório Luz Design
Twitter: Empório Luz Design
© Empório Luz Design - Todos os direitos reservados.
Compre em nossa loja virtual e receba no conforto da sua casa.