Publicado em 30/09/22 por Karen Cruz.
Não é uma surpresa que o avanço da tecnologia também popularizou a iluminação artificial, especialmente quando falamos dos grandes centros urbanos.
Contudo, isso não quer dizer que as técnicas de iluminação natural já são desvalorizadas pelas pessoas – muito pelo contrário; inúmeros arquitetos e designers de interiores prezam pelas vantagens inigualáveis que ela traz consigo, mesmo em face da praticidade de uma lâmpada comum.
O que faz, então, a iluminação natural ter esse charme todo até os dias de hoje?
Bom, vários fatores. Na verdade, existem excelentes benefícios tanto para o seu lar quanto para espaços públicos e movimentados, como museus e shoppings. Não há dúvidas, afinal, de que a iluminação natural sempre foi saudável para o bem-estar humano.
Separamos neste artigo alguns pontos que fazem a maioria se apaixonar por um ambiente mais aberto nesses tempos claustrofóbicos.
O nome já infere tudo: iluminação natural se trata de usar a luz solar para clarear ambientes sem o uso de qualquer tipo de lâmpada. Além de incentivar plantas arquitetônicas criativas, ela ajuda a refrescar o local como um todo, algo quase impossível de se ver nos caixotes de concreto dos bairros tradicionais.
Em comparação à iluminação artificial – que pode ser instalada em praticamente qualquer canto – a luz que vem de fora oferece uma utilidade extra às janelas, às vidraças e aos brises metálicos de uma forma orgânica e bem elegante. Em países de temperatura alta como o Brasil, a aplicação dessa estética tem o melhor custo-benefício que podemos desejar em nossas casas e empresas.
Por causa dos demais fatores externos, no entanto, vale ressaltar a importância de uma localização favorável a esse tipo de estrutura. Como a iluminação natural é aproveitada em cômodos de longa permanência – como salas de estar e dormitórios – é preciso criar um ambiente devidamente ajustado à radiação solar. Alguns cômodos vão precisar de uma proteção maior para uma vivência confortável.
Dentre as principais vantagens podemos citar:
Leia também: O que é Ciclo Circadiano?
De modo curto, vemos que a iluminação natural tem mais benefícios do que malefícios, mas você ainda deve ficar de olho no seu projeto. Certos lugares como adegas e salas de projeção precisam ter um grau menor de exposição, por exemplo, e nesses casos o uso de varandas e chapas metálicas em geral faz a diferença.
Esses materiais são duráveis e, ainda, otimizam a estética moderna da maioria das residências e salas comerciais, um contraste perfeito com a exuberância da iluminação natural. Aqui, o blackout também vem a ser útil.
Para saber mais sobre chapas metálicas, clique aqui.
Conte com a gente no seu projeto de iluminação
Fazemos questão de te ajudar com o seu projeto de iluminação equilibrando a iluminação natural, para que você e sua família desfrutem de seus benefícios, com os cuidados necessários.
Convidamos você a visitar nossa loja física ou loja virtual. E, para mais informações, siga a gente por aqui:
YouTube: Luz, Decor & Ação!
Instagram: Empório Luz Design
Instagram 2: Bruno Mantovani Design
Facebook: Empório Luz Design
Facebook 2: Luz, Decor & Ação!
Pinterest: Empório Luz Design
Twitter: Empório Luz Design
Conteúdo feito em parceria com a Bepex. A Bepex é especialista na produção de chapas perfuradas, chapas expandidas, brises metálicos, revestimentos metálicos e muito mais, ótimas opções para o seu loft estilo industrial.
© Empório Luz Design - Todos os direitos reservados.
Compre em nossa loja virtual e receba no conforto da sua casa.