Publicado em 08/12/17 por Empório Luz.
Quando se fala de iluminação, não estamos apenas falando de ambientes domésticos ou comerciais. A arte, as cidades e a história foram marcadas pela luz, e vamos ver um pouco disso hoje. De que forma a luz influencia o turismo e a forma como as pessoas escolhem o que fazer?
Na matéria de hoje você verá como a luz é importante para cidades ao redor do mundo e como ela muda a forma como vemos certas obras em diferentes cidades. Vamos lá!
A luz começou com os homens da caverna descobrindo o fogo a partir do atrito de certos materiais, como galhos e pedras. Com isso era possível criar fogueiras, e realizar atividades impossíveis antes desta descoberta, como ficar acordado por mais tempo e aproveitar aquela luz, seja pra assar coisas ou somente iluminar o ambiente.
Se pararmos para olhar como o dia se desenvolve, podemos perceber como a luz influencia o nosso cotidiano. É a luz que nos informa quando precisamos dormir e a hora de acordar, e ela dita os horários que temos para trabalho, alimentação e atividades recreativas.
Até mesmo o raiar e pôr-do-sol funcionam como uma dimerização. A luz do Sol começa fraca, vai ganhando força durante o dia, até que sua potência diminua e tudo escureça. O mesmo conceito apresentado pela dimerização.
Mais do que uma divisão visual, a luz e a noite são coisas que envolvem até os planos que fazemos. Quando marcamos em alguma coisa, indicamos o dia em que aquilo vai acontecer, dias que são contados pelos ciclos de “luz e noite”.
Sendo assim, a luz tem uma importância muito grande para gente, não só hoje mas ao longo da História. Que tal vermos, então, a forma como nós interagimos com ela atualmente, nas diversas cidades turísticas que existem hoje? Vamos lá!
A Torre Eiffel é o monumento mais visitado no mundo já a muitos anos. Não só pela sua arquitetura, mas o local onde foi construída faz com que ela seja um lugar onde milhões de pessoas queiram ir todos anos. Além do seu visual belo, existem formas de subir com elevador e ter uma vista ainda melhor da cidade.
Mas a noite é que as coisas ficam belas! As luzes da Torre Eiffel à noite atraem as pessoas, é como se fosse outra torre durante a noite. Devido seu desenho, podemos imaginar uma visita a noite como quando olhamos para uma árvore de natal, com todas suas cores e luzes chamando a atenção de quem a vê.
Figura 1 – Torre Eiffel à noite
Neste caso temos a mesma situação da Torre Eiffel. O Chichen Itza é um dos monumentos mais cultuados do mundo devido seu legado e história, mas quando o vemos durante a noite é como se fosse algo ainda mais belo e surreal, conforme você pode ver nas imagens abaixo.
A luz nesse caso acaba se tornando um chamariz, já que dá uma nova vista à essas estruturas, fazendo com que sua
visitação noturna seja um prato cheio e algo diferente.
Figura 2 – Chichen Itza iluminado à noite
O Cristo Redentor, uma das mais famosas obras em existência no Brasil, foi criada em 1922 e é tido como uma das 7
Maravilhas do Mundo Moderno. Sua beleza é incomparável, sendo um daqueles monumentos que a maioria das pessoas gostaria de visitar na vida.
À noite ele costuma ter uma iluminação que deixa o Cristo ainda mais atrativo. Dependendo da época do ano, existem iluminações diferentes, que buscam conscientizar a população sobre assuntos, como campanhas de prevenção à doenças, por exemplo.
Figura 3 – Cristo Redentor e uma de suas muitas iluminações
Além dessas cidades, podemos citar inúmeras localizações pelo mundo que tem nas luzes uma forma de se diferenciarem dos demais lugares, veja abaixo algumas dessas cidades!
Figura 4 – Iluminação noturna de Gramado
Figura 5 – Ponte George Washington à noite
Figura 6 – Sidney durante a noite
Figura 7 – Londres e sua iluminação noturna
No Brasil temos muitos casos em que a luz é usada como forma de conscientização. Esse recurso é utilizado porque são lugares que milhões de pessoas visitam todos os anos. Sendo assim, quando as pessoas veem aquelas cores elas logo tentam entender os motivos daquilo, o que leva a uma conscientização coletiva.
Dentre as campanhas que utilizam cores, podemos citar a campanha contra suicídios, AIDS e câncer de próstata. Para cada uma dessas campanhas houve uma cor diferente, e em cada uma dessas datas os monumentos são iluminados com tais cores, respectivamente.
Em 2017 o jogador brasileiro de futebol Neymar foi comprado pelo Paris Saint German, time da capital francesa. O negócio foi o maior da história do esporte de todos os tempos, e foi manchete de capa pelo mundo inteiro.
Na época, o time utilizou o cartão postal parisiense para divulgar a compra, alterando as cores da Torre Eiffel para as cores utilizadas pelo time. Foi uma ação considerada exagerada para muita gente, mas que mostrou como a luz pode ser um meio de se fazer marketing.
Sim, se você souber criar uma estratégia justificável, é possível iluminar lugares e vender sua imagem apenas com as luzes, sem a necessidade de grandes investimentos. Isto mostra como a luz pode ser importante não apenas para a
conscientização mas também como uma ferramenta de trabalho, por que não?
Figura 7 – A luz e o marketing
Se você gostou do que viu aqui e quer ter mais conhecimentos sobre o mercado de luz e design de interiores, siga nosso canal no YouTube! Lá damos muitas dicas sobre qual iluminação escolher para cada ambiente e o que significam as diferentes nomenclaturas dos produtos e técnicas de iluminação, por exemplo.
Se você quer ter mais conhecimento em iluminação, vem com a gente!
Clique na foto abaixo para assistir o vídeo:
Siga-nos em todas as redes sociais:
YouTube: Luz, Decor & Ação!
Instagram: Empório Luz Design
Instagram 2: Bruno Mantovani Design
Facebook: Empório Luz Design
Facebook 2: Luz, Decor & Ação!
Pinterest: Empório Luz Design
Twitter: Empório Luz Design
© Empório Luz Design - Todos os direitos reservados.
Compre em nossa loja virtual e receba no conforto da sua casa.