Publicado em 30/04/21 por Empório Luz.
Fala galerinha iluminada, tudo bem? Você tem dúvida sobre como utilizar um único driver para conectar várias fitas ou placas de LED? Quer saber se isso é possível? No artigo de hoje falaremos sobre os dispositivos de LED e suas fontes de alimentação. Vamos lá?
Antes de saber se com um único driver é possível fazer a conexão de várias fitas ou placas de LED, vamos entender de forma simples quais são as principais funções do
driver e os modelos mais utilizados.
O Driver é basicamente um equipamento conversor e estabilizador de energia.
Assim como reatores e transformadores são utilizados em lâmpadas fluorescentes e halógenas, respectivamente, os drivers são utilizados em placas, fitas e perfis de LED com a função de converter a rede elétrica alternada em uma tensão contínua e estabilizada, e, transformar a tensão da rede 127 volts ou 220 volts em 12 volts ou 24 volts.
Saiba Mais >>> Tudo sobre Drivers para Perfis de LED
Os drivers são geralmente encontrados no formato slim, que é o modelo lançado mais recentemente e também no formato tradicional, chaveado.
Para ligar dispositivos de LED existem drivers de 12 volts, 24 volts, 48 volts e de 56 volts.
Driver de 12 volts – Cerca de 80% do mercado trabalha com drivers desta voltagem. Esta é a opção de menor custo e é indicada para trabalhar com dispositivos com potência menor, e que portanto, têm menor consumo de energia.
Driver de 24 volts – Drivers desta voltagem têm valor mais elevado que o modelo anterior, porém, compensam no quesito eficiência quando utilizados dispositivos de maior consumo de energia.
Os drivers de 48 volts e de 56 volts, são mais raros de serem utilizados, mas existem luminárias e marcas que possuem linhas específicas com essas voltagens.
É preciso analisar cada caso, pois o melhor custo benefício dependerá de fatores como potência, consumo, e a possibilidade de dimerização dos dispositivos de LED.
Um fator de extrema importância é o cálculo de amperagem. Isso porque cada fita, placa e perfil de LED tem uma potência específica, o que chamamos de watts. Então, se faz necessário saber o consumo por metro do dispositivo de LED para que você adquira o driver compatível e não corra o risco de danificar ou, até mesmo, inutilizar o equipamento.
Não sabe realizar o cálculo de amperagem? Veja neste vídeo como fazer.
Para facilitar o entendimento, vamos fazer a seguinte suposição:
Temos uma sanca com 20 metros e iremos através do driver, fazer a ligação de uma fita de LED em toda a extensão da sanca, porém, trabalhando com 4 rolos de fita, contendo 5 metros em cada um deles.
Agora, vamos ver o passo a passo de como é possível fazer isso:
Partindo da ideia de conectar em drivers os 20 metros de fitas de LED divididos em 4 partes, é necessário fazer então:
Este método é o mais comum, e para esse caso não há necessidade de um driver de alta potência.
Uma das vantagens da conexão de placas e fitas de LED em drivers individuais é a facilidade de manutenção. Existindo falhas na emissão de luz em uma única fita ou placa de LED, é possível observar se o driver ou o dispositivo de LED está danificado, mas, sem o inconveniente de o cômodo em questão ficar sem luz, porque as demais placas ou fitas estarão funcionando isoladamente.
Continuaremos com a ideia de conectar os 20 metros de fitas de LED divididos em 4 partes, mas, desta vez em um único driver. Observe que os dois primeiros passos permanecem iguais:
A diferença neste caso é que os fios da placa ou fita de LED, não estarão conectados em drivers diferentes. A conexão será feita em um único driver, como demonstrado na imagem acima.
Para esse tipo de conexão, é necessário utilizar drivers mais potentes, porque para que o driver utilizado suporte o consumo dos dispositivos de LED que serão alimentados por ele.
Sim, é possível! Porém, com a devida precaução, cálculo de amperagem correto e atentando-se também a necessidade utilização de drivers mais potentes, conforme cada caso.
Nada impede também de você equilibrar, utilizando por exemplo, dois drivers (um para cada parte do circuito), com potências distintas e variando conforme a necessidade e consumo dos dispositivos de LED utilizados.
É importante também evitar realizar a emenda de várias fitas em uma única conexão ao driver, porque pode ocorrer diferenças no fluxo luminoso em toda a extensão da fita, causando um efeito degradê, prejudicando a iluminação.
Leia Também >>> Saiba Como Emendar sua Fita de LED em 5 passos
Quer se aprofundar no assunto e entender melhor sobre como ligar várias fitas ou placas de LED em um mesmo driver? Assista ao vídeo que baseou este artigo!
Gostou deste artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais, para que mais pessoas possam conferir estas dicas!
Convidamos você também para visitar a nossa loja física ou a nossa loja virtual.
Siga-nos em todas as redes sociais:
YouTube: Luz, Decor & Ação!
Instagram: Empório Luz Design
Instagram 2: Bruno Mantovani Design
Facebook: Empório Luz Design
Facebook 2: Luz, Decor & Ação!
Pinterest: Empório Luz Design
Twitter: Empório Luz Design
© Empório Luz Design - Todos os direitos reservados.
Compre em nossa loja virtual e receba no conforto da sua casa.