Publicado em 25/06/21 por Empório Luz.
Fala galerinha iluminada, tudo bem? Automação Residencial, esse é o nosso tema de hoje.
Com o avanço da tecnologia, situações que antes eram possíveis apenas em ficção científica, hoje estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano.
A conectividade trouxe novos formatos de interação com pessoas, sistemas e coisas. Então, a comunicação que antes era lenta e trabalhosa, foi agilizada e facilitada.
Toda esta tecnologia alcança não apenas os nossos celulares e computadores, mas também as nossas casas, e dessa forma executamos comandos diversos pela nossa voz ou com apenas um clique.
A automação residencial que depois também ficou conhecida por domótica (junção de domus=casa e robótica= controle automatizado), é o controle de determinados equipamentos de uma casa, de forma automática, através de sistemas inteligentes.
É o conceito onde a tecnologia trabalha para o perfeito funcionamento dos dispositivos existentes no ambiente, contribuindo então para o conforto e bem-estar dos moradores.
Ao pensar em automação, além da tecnologia e modernidade, obtemos muitos outros benefícios, conforme veremos a seguir.
A automação traz praticidade porque permite automatizar tarefas do dia a dia e isso faz com que sobre tempo para processos mais relevantes, ou até mesmo para descansar.
Através da automação, executar comandos nunca foi tão acessível. Porque a qualquer distância, conseguimos acionar de forma segura os dispositivos que estão em nossa casa e deixar o ambiente adaptado à necessidade do momento, de forma muito rápida:
Já pensou em programar e automatizar o ambiente de acordo com suas preferências de temperatura, som, iluminação e diversos outros fatores? E deixar tudo isso adequado antes mesmo de chegar em casa? Com a automação você consegue também!
Esse recurso também serve para simular a presença de pessoas no local em momentos de viagem, por exemplo, diminuindo as tentativas de invasão, devido a impressão de que há pessoas no ambiente.
Com o aumento da violência, é sempre bom contar com dispositivos que nos ajudem a garantir a segurança da nossa casa. Na automação possui excelentes opções para isso, as principais são:
Isso te dá maior segurança, uma vez que com as luzes acesas é mais fácil identificar pessoas em movimentações atípicas, além de maior visibilidade para realizar manobras com o automóvel.
Quando falamos de segurança, pensamos em nos prevenir da questão violência, mas um outro ponto muito importante é a prevenção de possíveis acidentes.
Nesse sentido, existem sensores que detectam vazamento de gás e existência de fumaça, e podem ser programados para emitir alertas.
Se você reside com pessoas idosas, sensores de queda são excelentes opções para te auxiliar nesse monitoramento. Porque que são interligados com dispositivos que detectam a queda do idoso e acionam centrais de emergência. Isso oferece mais segurança e dessa forma, os riscos são diminuídos.
Tratando-se de economia, a automação se torna um excelente recurso, porque possibilita o controle de dispositivos e equipamentos da casa, então, é possível deixar ligado apenas o que estiver em uso.
O acesso remoto é muito útil, pois ainda que você saia e esqueça uma luz acesa, ou a TV ligada, por exemplo, você consegue mesmo à distância, desligar.
Além disso, é possível detectar também vazamentos de água que podem surgir e elevar o custo e o desperdício de água no imóvel.
Destacamos também uso de sensores de presença que acionam a iluminação de forma automática, conforme movimento, auxiliando a redução do consumo de energia.
No vídeo abaixo o designer Bruno Mantovani nos mostra uma das muitas opções de sensores de presença existentes no mercado
Dentro do contexto da iluminação, a maior relevância da automação é a possibilidade de criação de cenários.
Já mencionamos que a iluminação tem o poder de despertar sensações e a importância de se contar com auxílio profissional para projetar a luz em seu ambiente.
A dimerização que permite controlar a intensidade de luz em um ambiente também faz parte desse processo de automação residencial, e é um recurso que pode ser utilizado em diferentes ambientes.
Tudo começa com um bom projeto. E para isso, você precisa ter muito bem definido o que você quer automatizar na sua casa: Iluminação? Áudio e vídeo? Cortinas? Sistema de segurança, câmeras e sensores? Climatização?
Ciente do que será automatizado, você irá preparar o ambiente para receber a automação. Quanto antes decidir automatizar, melhor será. Isso porque existem sistemas que para serem implementados exigem grandes reformas, ou até mesmo que sejam incluídos e projetados já na construção do imóvel.
Sistemas e Protocolos
Existem muitas possibilidades de automação residencial, desde os processos mais simples até situações mais complexas. E para que tudo funcione de forma adequada, é necessário planejamento e atenção na escolha do sistema e do protocolo que será utilizado.
Entre os tipos de sistema, podemos destacar:
Sistemas Autônomos – são aqueles que permitem a execução de comandos, por exemplo, ligar e desligar, de forma autônoma e com configurações pré-definidas. Cada equipamento possui o seu próprio controle e não há conectividade dos dispositivos entre si.
Sistemas Integrados – Possuem múltiplos subsistemas geridos por um único controlador.
Sistemas Complexos – Esses sistemas permitem o controle e gerenciamento de toda a residência por meio de computadores ou telefones que tenham acesso à internet. Dessa forma todos os subsistemas existentes na residência podem ser conectados: iluminação, climatização, segurança e monitoramento, áudio e vídeo.
Existem sistemas cabeados que necessitam que os retornos dos circuitos elétricos cheguem até o quadro de automação, que é similar a um quadro de energia Existem também sistemas sem fios, com menor custo de implantação e manutenção que os sistemas cabeados.
Houve uma expansão do uso do Wi-fi e dessa forma, uma grande variedade de dispositivos do tipo plug’n’play e de baixo custo chegou ao mercado, favorecendo então o conceito de casa inteligente.
Os protocolos são conjuntos de regras que possibilitam a comunicação entre os diferentes dispositivos, então possibilita a conexão e a execução dos comandos solicitados e cada marca trabalha com determinado tipo de protocolo.
Infravermelho – Um dos protocolos mais simples, com comunicação unidirecional. É a principal escolha para os controles remotos residenciais.
Ethernet – Possui comunicação com fio ágil e resistente à interferências eletromagnéticas.
Wi-fi – Geralmente possui autonomia de cerca de 25m, é uma comunicação sem fio rápida e confiável.
Bluetooth – É um protocolo sem fio e que oferece curto alcance. Comum em telefones e fones de ouvido, possui um sistema de salto de frequência que detecta sinais existentes.
Thread – Um protocolo sem fio desenvolvido por um grupo de empresas. Foi projetado para permitir que os dispositivos em seu protocolo se comuniquem mesmo se a conexão por Wi-fi cair.
Zigbee – É um protocolo sem fio que opera em uma rede de malha. Então, cada dispositivo retransmite sinal para outros dispositivos, fortalecendo e ampliando a rede.
Z-Wave – É um protocolo de rede de malha de código aberto. Exige menos energia para cobrir o mesmo alcance que o Zigbee.
KNX – É um dos protocolos mais populares no mercado, Opera em mais de uma camada física e possui tipologia descentralizada, ou seja, suas unidades são conectadas e inteligentes de modo que não dependem de outras para funcionar, então, se uma unidade falhar, as outras continuam com suas atividades.
Compatibilidade
Cada protocolo tem conexão com tecnologias de forma específica e nem sempre são compatíveis entre si. Então, há a necessidade de um gateway que funcione como uma ponte e ofereça suporte a vários protocolos.
Uma dica é que você adquira produtos certificados, porque isso garantirá que padrões técnicos tenham sido cumpridos antes que o mesmo chegasse até você. Ainda que não garanta a compatibilidade com outros produtos, te dará a confiança de que houveram testes e que o funcionamento dos seus dispositivos não será prejudicado.
Ressaltamos a importância de você buscar orientação de profissionais qualificados e seguir atentamente aos padrões de automação, porque dessa forma você vai garantir a segurança e o bom funcionamento do seu ambiente.
Gostou deste artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais, para que mais pessoas possam conferir estas dicas!
Convidamos você também para visitar a nossa loja física ou a nossa loja virtual.
Siga-nos em todas as redes sociais:
YouTube: Luz, Decor & Ação!
Instagram: Empório Luz Design
Instagram 2: Bruno Mantovani Design
Facebook: Empório Luz Design
Facebook 2: Luz, Decor & Ação!
Pinterest: Empório Luz Design
Twitter: Empório Luz Design
© Empório Luz Design - Todos os direitos reservados.
Compre em nossa loja virtual e receba no conforto da sua casa.