Publicado em 10/09/21 por Empório Luz.
Fala galerinha iluminada! Tudo bem? Vocês estão acostumados a ver por aqui muitas dicas de iluminação, não é mesmo?
Então para não perder o costume de sempre trazer boas informações, hoje vamos te mostrar como economizar energia através da iluminação.
Estamos vivenciando uma crise econômica e também energética, por isso sempre é bom ter ideias que deixem o projeto de iluminação bonito, eficiente e econômico.
Quer soluções para reduzir o custo da sua conta de luz? Então leia esse artigo até o final e aproveite as ideias.
Indo direto ao ponto, trouxemos 5 dicas para você reduzir o seu gasto com energia elétrica. Confira:
Parece bastante óbvio dizer isso, mas a melhor forma de economizar energia na iluminação é manter a menor quantidade possível de luzes acesas.
E a principal forma de manter poucas luzes acesas é aproveitando a iluminação natural.
Portanto é preciso que haja um bom posicionamento e aberturas de espaços que permitam a entrada de uma boa quantidade de luz, sendo assim, indicamos que:
Então, se o intuito for aproveitar bem a luz natural, as paredes em tons claros serão mais eficazes.
O retrofit é um conceito que substitui equipamentos, instalações e sistemas antigos por outros mais modernos, com o objetivo de promover a economia, eficiência e preservação do meio ambiente.
No contexto da iluminação, sabemos que as lâmpadas que têm melhor custo benefício são as lâmpadas de LED, porque oferecem mais eficiência luminosa, consomem menos energia e têm vida útil maior, quando comparadas às outras opções.
Então, de forma resumida, o retrofit na iluminação é a substituição de lâmpadas antigas (incandescentes, fluorescentes e halógenas) por lâmpadas e luminárias de LED.
Em nossa loja Empório Luz oferecemos uma consultoria especializada para te ajudar a realizar as trocas no sistema de iluminação da sua residência ou comércio.
Os sensores de presença são muito importantes quando o intuito é economizar energia, porque evitam o desperdício.
Quem nunca saiu e esqueceu por horas – ou até mesmo por dias em casos de viagem – alguma luz acesa em casa? O sensor de presença evitaria esse problema.
Mas talvez você se pergunte: “Para quê planejar a iluminação e deixá-la apagada?”.
Suponhamos que você tenha planejado a iluminação da sua parte externa. As luzes estarão apagadas, mas quando for detectada a presença de pessoas, acenderão de forma automática.
Desta forma, as pessoas verão os detalhes da sua iluminação, mas as luzes não ficarão acesas o tempo inteiro, e sim apenas no momento em que houver necessidade.
Leia>>> Automação Residencial: Dicas, possibilidades e protocolos
Você sabia que além de criar um ambiente mais aconchegante a dimerização também proporciona economia?
Apenas recordando, a dimerização é o processo pelo qual a intensidade da luz e o seu brilho são controlados. Sendo assim, a economia pode ser notada em dois sentidos:
Supondo que a lâmpada esteja dimerizada para reduzir a intensidade de seu brilho em 50% e isso trará uma economia de energia em até 40%, durante o período em que a intensidade estiver menor.
Com a dimerização, as lâmpadas não são utilizadas em potência máxima durante todo o tempo, e por isso terão vida útil aumentada, o que significa menor necessidade de trocas, e, portanto, mais economia.
Confira>>> Saiba como instalar o Dimmer digital de forma rápida e prática
Essa dica é interessante, porque além de economia, proporciona a criação de cenários com a iluminação.
Supondo que você tenha um trilho com 2 metros em sua sala e que nesse trilho estejam instalados 4 spots.
Os circuitos independentes permitirão ligar apenas a quantidade desejada, sem que todos os spots estejam acesos. Sendo assim, você pode ligá-los de forma intercalada, ou somente as pontas, dependendo da forma como a instalação elétrica foi dividida.
Na imagem abaixo foi usado apenas um dos spots, para exemplificar.
Aqui citamos o exemplo dos trilhos e spots, mas o mesmo se aplica para todas as outras luminárias.
Veja Também>>> Trilho Eletrificado com circuito independente
É possível projetar a luz para o ambiente de forma que ele fique agradável tanto nas questões estéticas e sensoriais, e ainda assim seja econômico.
As dicas que foram mencionadas acima, se colocadas em prática já trarão redução de valores nas contas de energia, seja em uma casa, comércio ou escritório.
Planejamento, equilíbrio, bom senso e consciência são palavras chaves para que a iluminação seja bonita, funcional e econômica.
É importante que você tenha orientação de profissionais como lighting designers, arquitetos, eletricistas e designers de interiores porque eles te indicarão produtos e formas de iluminar que sejam viáveis.
No vídeo abaixo o design Bruno Mantovani nos fala sobre a eficiência e economia das lâmpadas de LED, veja:
Gostou deste artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais, para que mais pessoas possam conferir estas dicas!
Convidamos você também para visitar a nossa loja física ou a nossa loja virtual.
Siga-nos em todas as redes sociais:
YouTube: Luz, Decor & Ação!
Instagram: Empório Luz Design
Instagram 2: Bruno Mantovani Design
Facebook: Empório Luz Design
Facebook 2: Luz, Decor & Ação!
Pinterest: Empório Luz Design
Twitter: Empório Luz Design
© Empório Luz Design - Todos os direitos reservados.
Compre em nossa loja virtual e receba no conforto da sua casa.