Publicado em 17/02/23 por Karen Cruz.
Fala galerinha iluminada! Tudo bem? Hoje vamos falar sobre erros de iluminação comercial que devem ser evitados para que você consiga melhorar os seus resultados de vendas.
Se você é proprietário de um estabelecimento, precisa entender que a experiência do cliente tem uma grande influência nos seus resultados e por isso trouxemos este artigo para que você tenha ideias de como melhorar o aspecto visual do seu espaço.
Então, sem maiores delongas, vamos direto ao assunto do nosso texto de hoje.
Muitos proprietários de estabelecimento erram na escolha das luzes por falta de conhecimento técnico ou por tentar economizar recursos, afinal, é comum que a iluminação seja pensada apenas no final do projeto e que muito dinheiro já tenha sido investido em fases anteriores. Então, a consequência disso são projetos comerciais que tem como principais erros:
Esses erros citados acima são prejudiciais porque interferem na percepção que o cliente terá sobre o estabelecimento. Por este motivo, iremos detalhar cada um deles para que você consiga evitá-los ou corrigi-los.
Veja também >>> Qual o momento certo de pensar na iluminação do seu ambiente
A iluminação insuficiente em um ambiente comercial pode ter vários problemas, mas vamos nos ater aos dois principais. O primeiro deles é a dificuldade para enxergar e avaliar os produtos, o que pode afetar negativamente a experiência do cliente por consequência reduzir as vendas. Isso ocorre porque a falta de luz pode dificultar a visualização dos detalhes e das características dos produtos, tornando mais difícil para os clientes avaliá-los e decidir se querem comprá-los.
O segundo, é que com uma iluminação insuficiente, o ambiente pode parecer pouco acolhedor, causando segurança e desconforto, e isso pode desencorajar os clientes a permanecer no local. Além disso, a iluminação escassa também pode afetar a produtividade e o conforto dos funcionários. Quando o ambiente de trabalho não é bem iluminado, os funcionários podem sentir cansaço visual, dores de cabeça e outros problemas relacionados à visão. Isso pode afetar a sua produtividade e desempenho.
Efeitos de luz precisam ser usados, mas ainda assim o local deve ter luminosidade adequada. Veja o restaurante abaixo:
Tão ruim quanto a falta de luz é o excesso. O exagero na disposição da iluminação deixa o ambiente ofuscante, desconfortável e gera uma sensação de estresse e alerta excessivo.
Se analisarmos um ambiente comercial onde é necessário que o cliente se sinta aconchegado no ambiente e tenha a sensação de bem estar, o uso desproporcional da iluminação destoa do propósito do espaço, fazendo com que o consumidor não queira permanecer ali.
Um outro fator importante é que dependendo do tipo de lâmpada utilizado, quanto mais luz maior será o calor gerado no ambiente, causando também o desconforto térmico.
Além dos aspectos sensoriais, temos também as questões relacionadas à saúde. A iluminação excessiva é causa frequente de dores de cabeça e cansaço visual, questões prejudiciais não apenas para os clientes, mas também para os funcionários que permanecerão no local durante o expediente.
Tratando os aspectos estéticos, a iluminação em excesso pode influenciar na percepção das cores e acabamentos de materiais, especialmente se as luminárias escolhidas não tiverem um bom índice de reprodução de cor.
Se fosse para resumir esses dois pontos que vimos até aqui em uma só palavra, a escolhida seria equilíbrio. A luz do seu comércio precisa estar na medida certa. Dito isso, vamos ao próximo ponto que é tão grave como esses dois iniciais.
Esse ponto merece muita atenção porque colocar luminárias de baixa qualidade em seu comércio afeta a segurança, a estética, a saúde das pessoas que permanecerão por períodos prolongados no ambiente e a economia de energia. Confira cada um desses fatores:
Luminárias de má qualidade podem causar fadiga ocular, principalmente se estiverem com intensidade inadequada e piscando. Também pode causar dores de cabeça e até mesmo a transtornos psíquicos se forem a causa de um ambiente mal iluminado e pouco acolhedor, pois problemas como depressão e ansiedade também estão ligados ao ambiente externo em que a pessoa afetada convive.
Quem nunca entrou em um estabelecimento com uma placa ou painel de LED piscando levante a mão! Bom, pelo visto ninguém, não é mesmo?
Luminárias de baixa qualidade tem a vida útil do LED reduzida e isso faz com que essas luminárias falhem e fiquem piscando. Além disso, há uma série de alterações na cor do LED que pode até mesmo ficar com tonalidade esverdeada. Quando comparado com outras luminárias ao redor, isso fica ainda mais nítido.
Essa situação causa um prejuízo estético, pois passa a imagem de desleixo, e dependendo do caso, até mesmo falta de higiene. Então, o consumidor não se sentirá confortável no local e evitará consumir os produtos e serviços de lá.
O uso de luminárias de baixa qualidade afeta a economia de energia porque geralmente essas peças possuem baixa eficiência energética, então, elas consomem muito mais e entregam um pacote menor de luz ao ambiente.
Além disso, as manutenções são muito mais recorrentes, a troca de peças e componentes, e por tratar-se de um ambiente comercial, o cliente ver o local com obras frequentes de manutenção elétrica causa desconforto e desconfiança.
Um lugar bem iluminado como esta padaria da foto abaixo proporciona uma excelente experiência de compra, veja:
Vamos agora a um outro fator que interfere negativamente na iluminação do seu espaço.
Como já citamos os fatores de saúde em pontos acima, aqui focaremos na parte estética e como uma má distribuição de luzes pode passar uma percepção negativa do seu comércio para o cliente:
Veja uma das formas de proporcionar destaque à iluminação do seu comércio:
Finalizando o último dos principais erros na iluminação comercial, temos as fachadas e vitrines pouco atrativas, que fazem com que o seu comércio passe despercebido aos olhos do cliente.
É necessário ter um equilíbrio ao iluminar os letreiros e prezar para que o serviço seja feito com componentes de alta qualidade, afinal, as fachadas são o rosto do seu comércio. É o que pode fazer o cliente entrar ou não ali e devem ser compatíveis com a identidade da marca.
Um outro ponto é que se as luzes forem utilizadas em excesso nas fachadas um outro problema pode ser causado no período noturno, que é a poluição luminosa. Todo cuidado e planejamento aqui é pouco.
Sobre as vitrines, a grande questão sobre a iluminação delas é que a luz precisa ser utilizada o suficiente para que mesmo se houver forte luminosidade externa, ainda assim seja possível enxergar – e bem – os produtos expostos na vitrine. Não raramente vemos vitrines com luz insuficiente serem vencidas pela luz natural, e quando isso acontece, a vitrine torna-se apenas um espelho para quem está de fora da loja e os produtos não são destacados. O índice de reprodução de cor das luminárias deve ser bem analisado também.
Existem muitas formas de fazer isso e elas passam pelo trabalho de profissionais capacitados. Sugerimos que você contrate um projeto ou uma consultoria luminotécnica, pois desta forma terá a certeza de que bons profissionais estarão olhando para a iluminação do seu espaço para evidenciar o melhor dele.
Isso não é uma despesa à mais, é um investimento que retornará em clientes satisfeitos e confortáveis em seu comércio, funcionários mais produtivos e economia em gastos com energia.
Em nossa equipe temos arquitetos e profissionais especializados em iluminação para fazer isso em seu negócio, atendendo de forma presencial e remota. Chame nosso time e saiba como funciona.
Gostou deste artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais, para que mais pessoas possam conferir estas dicas!
Convidamos você também para visitar a nossa loja física ou a nossa loja virtual.
Siga-nos em todas as redes sociais:
YouTube: Luz, Decor & Ação!
Instagram: Empório Luz Design
Instagram 2: Bruno Mantovani Design
Facebook: Empório Luz Design
Facebook 2: Luz, Decor & Ação!
Pinterest: Empório Luz Design
Twitter: Empório Luz Design
© Empório Luz Design - Todos os direitos reservados.
Compre em nossa loja virtual e receba no conforto da sua casa.