Publicado em 29/10/21 por Empório Luz.
Você já ouviu falar de luz direta, indireta e difusa? Sabe quais são as diferenças entre cada uma delas? Se quiser entender melhor esses conceitos leia este artigo até o final, porque esse é o nosso assunto de hoje.
Mais do que iluminar um ambiente, é necessário fazer a escolha certa e que melhor se adeque ao local. Sendo assim, o tipo de luz é muito importante, e você verá a partir de agora o porquê.
Vamos lá?
A luz direta é uma luz pontual que como o nome sugere, é direcionada para determinada área ou objeto.
Então, quando usar a iluminação direta? De forma resumida, sempre que quiser evidenciar algo.
Por exemplo, quando queremos evidenciar um quadro, colocamos um facho de luz, de forma que o quadro ganhe destaque. Sempre que utilizar a luz direta, o foco estará onde a iluminação chegar.
Geralmente são utilizados spots com lâmpadas do tipo candela, que proporcionam foco e destaque. Lâmpadas do tipo Dicróicas, PAR 20, AR 70 e ainda, as lâmpadas PAR 38 e AR111 (sendo as duas últimas indicadas também para locais com pé direito duplo). Todas elas podem ser usadas para iluminação direta.
Outra opção muito utilizada nos projetos de iluminação são os trilhos com spots direcionáveis que jogam a luz para determinados pontos do ambiente.
Uma questão presente na iluminação direta é o conceito de angulação de luz. Quanto mais alto a lâmpada ou luminária for posicionada, mais aberto o ângulo será, e assim a luz chegará de forma menos intensa na superfície, é uma relação inversamente proporcional.
A luz direta é um recurso muito usado para destacar a decoração, mas, assim como em tudo na vida, o equilíbrio na iluminação também é uma questão muito importante!
No caso desta técnica, o excesso compromete a harmonia do resultado, porque ao usar a luz direta de forma abusiva, haverão vários pontos de luz no ambiente, deixando outras partes do espaço com sombras indesejadas.
Como sugestão, você pode combinar a luz direta com a luz difusa. Desta forma, a luz difusa proporcionará a iluminação geral do ambiente de forma homogênea e a luz direta será usada nos pontos de destaque da decoração.
As peças de luz indireta são aquelas em que você pode olhar diretamente para ela, sem que a iluminação agrida seus olhos ou cause ofuscamento.
Na iluminação indireta, o foco de luz fica oculto e apenas o seu reflexo visível, e isso faz com que a iluminação seja suave e confortável.
Em um ambiente, este é o tipo de iluminação mais aconchegante e perfeito para combinações com iluminação em temperatura de cor quentes.
Geralmente vemos esse efeito nas sancas de gesso, com o uso de fitas de LED ou lâmpadas tubulares. Existem também muitas luminárias que proporcionam esse tipo de luz, como plafons, arandelas, pendentes e perfis de LED.
Além do conforto visual, a luz indireta também agrega muito à decoração, evidenciando texturas no ambiente, porque tendem a dissipar a luz com um efeito degradê.
A luz difusa é aquela onde as peças possuem uma espécie de filtro, geralmente em acrílico ou vidro. Este filtro é chamado de difusor e costuma reter 20% da luz.
Como não há o contato direto do foco de luz com a superfície, a iluminação difusa não agride a vista, gera menos sombras no ambiente e deixa o local mais confortável.
A luz difusa é uma ótima opção para iluminar os ambientes de forma geral. É um tipo de luz confortável como já dissemos, e que pode ser facilmente combinada com outros conceitos, como luz direta e indireta.
O perfil de LED é uma excelente opção de luz difusa e deixa o ambiente com ar moderno, tendo inclusive modelos que também podem oferecer luz indireta e efeito wall washer, conforme mostramos neste artigo.
A seguir veremos na prática como a luz direta, indireta e difusa podem ser combinadas nos ambientes.
Na prática, a melhor forma de aplicar os conceitos luminotécnicos é combiná-los entre si. Veremos alguns exemplos de ambientes que utilizaram a mistura desses conceitos para proporcionar um aspecto harmônico e agradável, confira:
Nos quartos o conforto visual deve ser priorizado, portanto, tons quentes e neutros e iluminação suave podem ser utilizado.
No teto e nas luminárias posicionadas ao lado da cama temos luz difusa, e uma luz indireta que vem da sanca invertida, com efeito wall washer.
Normalmente é isso que fazemos na iluminação: cruzar técnicas. Assim é possível gerar um resultado diferenciado, que seja ultrapasse uma iluminação comum e sem graça.
Cozinha
Na cozinha abaixo, vemos que houve uma mistura de conceitos e de temperaturas de cores. A área de serviço da cozinha foi iluminada de forma difusa e em uma temperatura de cor mais fria.
Na bancada e nos nichos, foi utilizada luz direta e com iluminação em um tom mais quente.
Nesta sala de jantar temos uma sanca e uma luz indireta que vem de dentro dela. Também é possível ver a luz direta vinda dos spots que evidenciam a textura das paredes, e além disso, também vemos spots de embutir que quando acesos proporcionam luz pontual sobre os objetos nos nichos.
Nesta sala vemos a combinação da luz difusa com o perfil de LED e dos spots de sobrepor com iluminação direta. Perceba que apesar de a luz dos spots serem pontuais, o ângulo da lâmpada está mais aberto, com isso é possível deixar o ambiente confortável.
A única ressalva no ambiente abaixo seria a de não direcionar luz diretamente sobre a TV, porque como já falamos aqui, isso pode ser prejudicial.
Você pode obter diferentes efeitos de luz com uma mesma peça, veja:
Na peça abaixo temos a mistura da luz difusa com a luz indireta. Veja que na borda a peça joga a luz para o teto e o centro ilumina o ambiente de forma geral.
Abaixo temos dois embutidos, um deles triplo, com a parte central difusa e as extremidades com luz pontual direta, e o outro duplo, com luz difusa e direta lado a lado, então, esses embutidos se enquadram em luminárias mistas.
Existe ainda uma tendência no mercado, o sistema linear, onde diversas luminárias são encaixadas em um perfil embutido que possibilita diversos tipos de iluminação, abaixo vemos parte da Linha Do It, da fabricante Interlight.
Agora, seguindo o mesmo conceito, temos parte da linha FIT de sobrepor, da fabricante New Line Iluminação.
No Vídeo abaixo o designer Bruno Mantovani no canal do youtube Luz, Decor e Ação nos mostra os tipos de luz e dá exemplos de luminárias que produzem diferentes efeitos, confira:
Se você quiser ter peças como esta em sua casa, entre em nossa loja virtual! Nela você poderá comprar luminárias de luz difusa, direta ou indireta.
Se você precisar de dicas e um projeto luminotécnico, entre em contato conosco que teremos prazer em te ajudar.
Gostou deste artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais, para que mais pessoas possam conferir estas dicas!
Convidamos você também para visitar a nossa loja física ou a nossa loja virtual.
Siga-nos em todas as redes sociais:
YouTube: Luz, Decor & Ação!
Instagram: Empório Luz Design
Instagram 2: Bruno Mantovani Design
Facebook: Empório Luz Design
Facebook 2: Luz, Decor & Ação!
Pinterest: Empório Luz Design
Twitter: Empório Luz Design
© Empório Luz Design - Todos os direitos reservados.
Compre em nossa loja virtual e receba no conforto da sua casa.