Faça Você Mesmo

Como fazer uma luminária com vidro de palmito

Publicado em 06/04/18 por Empório Luz.

Que tal usar algo que sempre tem em casa para ser sua luminária da vez? É isso que você aprenderá no tutorial de hoje. Vamos mostrar como fazer um luminária a partir de um vidro de palmito, dando dicas de customização e apontando todos os materiais necessários para fazer a peça sem sair de casa.

Se gostar da ideia, visite nosso site e veja mais tutoriais como esse. Enfim, bom desenvolvimento!

 

Materiais necessários


Vidro de Palmito limpo e vazio (é claro!)

Fio PP

Soquete E27

1 Lâmpada (no nosso caso, uma filamento de LED)

Furadeira

Canopla para pendurar no teto

Pé de galinha para niple

Kit básico de ferramentas:
alicate e chaves de fenda

Porcas e parafusos

 

Primeiro Passo


A primeira coisa que deve ser feita é um furo bem no centro da tampa do pote de palmito. Isso porque é onde a peça será pendurada. Um dos ambientes que pode agregar essa ideia é na cozinha ou varanda. Até mesmo um restaurante pode acabar se beneficiando da ideia.

Figura 1 – Primeiro passo de criação

No nosso caso, estilizamos a tampa para que ela pudesse ficar mais parecida com a canopla. Mas isso vai do gosto de
cada pessoa. Se quiser pintar, utilize um spray com a cor que mais lhe agradar.

 

Segundo Passo


Depois de ter estilizado seu pote e tampa, já podemos ir para a parte elétrica! Pra isso você deve cortar o fio e colocar os seus polos negativo e positivo no lugar certo. Para que isso seja feito, você deve descascar a ponta de cada um dos dois, utilizando o alicate.

Depois que os fios tiverem sido preparados no soquete, basta colocar o parafuso. Aproveitando que você terá descascado um dos lados do fio, descasque também a outra extremidade, que será usada para ligar na parte elétrica da casa ou lugar onde a luminária DIY ficará.

Figura 2 – Pinte como você quiser!

 

No fundo do soquete existe um niple pequeno. Você precisa escolher uma altura que seja compatível com seu gosto e necessidade. Neste vídeo você pode ver como ele deve ser utilizado. Ele dará uma segurança maior ao produto. Existe a possibilidade de fazer a ligação diretamente, mas não recomendamos, já que existe o peso do pote que irá gerar alguma influência na estabilidade.

 

Terceiro Passo


Após ter efetuado a ligação elétrica, você deve passar o cabo elétrico pela tampinha, colocando uma porquinha logo
depois para que haja um maior revestimento. De agora pra frente já poderemos colocar a lâmpada! A escolha pela lâmpada de filamento de LED é por ela possuir um consumo muito baixo, de apenas 2 watts, emitindo pouquíssimo calor.

Além disso, o fato de ser uma lâmpada transparente acaba casando melhor com o resultado esperado. Uma lâmpada
leitosa acabaria chamando atenção demais, por exemplo.

Figura 3 – Parafusando a tampinha

 

Quarto passo


Pensando na instalação no teto, devemos utilizar mais uma porquinha, para a fixação. É possível que a instalação e
equipamento sejam ainda mais chamativos e primorosos. Mas aqui neste texto verá algo simples porque a ideia é usar o que temos ao nosso alcance. Se sua vontade for criar algo mais trabalhado, invista porque vale a pena!

Mas nunca se esqueça de falar com um eletricista ou profissional de iluminação para que ele te ajude em todo o processo de instalação.

 

Quinto passo


Como último passo, vamos rosquear a porca na canopla para pendurar no teto. Quando os fios tiverem sido passados e as porcas devidamente utilizadas, é essa visão que você deverá ter da peça:

Figura 4 – Como a peça ficará no teto

Ligada, o feito dela será o que você vê abaixo. Como é possível ver, você tem a chance de estilizar ainda mais o objeto, criando combinações de cores e desenhos de acordo com seu gosto. Para isso, coloque sua criatividade para funcionar!

Por exemplo, se você for fazer em um jardim, utilize cores mais esverdeadas ou que remetam a plantas, como algo que tenha o desenho de flores ou árvores.

Figura 5 – Resultado final

 

Dicas adicionais


Não se esqueça: essa luminária é indicada apenas para ambientes fechados, devido suas características. Se você tiver um ambiente com pegada industrial, essa lâmpada pode se encaixar muito bem. Dicas de ambientes para sua utilização são quartos de rapazes, hamburguerias e locais com uma decoração mais retrô.

Essas são apenas dicas do que você pode fazer. Se quiser descobrir muito mais, visite nosso site! Lá você encontrará
peças muito bonitas para adquirir e verá também dicas de peças para fazer em casa, através do nosso blog. Aproveite! Se tiver dúvidas, nos envie pelos comentários.

 

Clique para assistir o vídeo:

 

 

Siga-nos em todas as redes sociais:

YouTube: Luz, Decor & Ação!
Instagram: Empório Luz Design
Instagram 2: Bruno Mantovani Design
Facebook: Empório Luz Design
Facebook 2: Luz, Decor & Ação!
Pinterest: Empório Luz Design
Twitter: Empório Luz Design




Deixe seu comentário


Siga-nos no Instagram

Luz, Decor e Ação Bruno Mantovani

Acompanhe no YouTube

Toda terça às 19h

Inscreva-se

Compre em nossa loja virtual e receba no conforto da sua casa.