Dicas

Lâmpada de filamento de carbono

Publicado em 20/04/18 por Empório Luz.


Clique e ouça esta publicação:


Faz um certo tempo que as lâmpadas de filamento de carbono estão em alta. Casais jovens, hamburguerias, arquitetos, decoradores, todo mundo quer tê-las em casa! Um dos fatores que a fazem estar assim na moda é o seu aspecto diferenciado, chamando a atenção ao primeiro olhar, apesar de ser um filamento simples.

Quer saber mais motivos que fazem as lâmpadas de filamento serem escolhidas por tanta gente? Confira neste post e tire todas as suas dúvidas!

Um item que tem a ver com o sucesso das lâmpadas de filamento é o fato de ser uma técnica que casa muito bem com elementos de decoração industrial. Quando um projeto tem uma pegada mais urbana, com encanamentos aparentes ou trilhos suspensos, essa lâmpada cai como uma luva. Quase sempre os ambientes mais retrôs acabam por se utilizar dela, já que é um ótimo recurso estético.

 

Figura 1 e 2 – Exemplo de lâmpada de filamento de carbono

 

No caso acima você pode ver uma luminária com filamento de carbono que fizemos na Empório Luz. A criação de Bruno Mantovani conta com uma base de concreto e um tubo de cobre. O mais interessante é que essa lâmpada não é algo completamente novo, conforme iremos explicar abaixo!

Lâmpadas incandescentes, o mesmo princípio


Ao olhar para uma dessas lâmpadas você pode logo lembrar das incandescentes, tanto pela cor como pelo formato do corpo. Pois isso é algo que faz sentido. Algumas pessoas inclusive a chamam de Lâmpada Edson, devido a origem
semelhante. Outro nome dado é o de lâmpada retrô.

Seu princípio é o mesmo da lâmpada incandescente, tendo filamentos sendo aquecidos até se tornar como uma brasa. Assim como as lâmpadas mais antigas, as de filamento de carbono são consideradas energeticamente ineficientes por emitir mais calor do que luz. Mas ainda vale a pena pela sua pegada visual e ar diferenciado.

 

Vantagens de sua utilização


Como é uma peça que chama a atenção por si só, não é necessário utilizar difusor ou adornos, apenas um duto para o cabeamento já pode ser o suficiente. Em alguns lugares é possível ver sua utilização com pendentes coloridos, tendo apenas o fio a segurando. Nesses casos o que faz a diferenciação da peça é a forma como ela pode ser instalada.

Algumas pessoas usam lustres de braço com as lâmpadas na ponta, por exemplo, mostrando como elas são versáteis. Outra coisa que acontece é utilizar lâmpadas de filamento de carbono com um design diferente. Veja abaixo alguns tipos!

 

Designs diferenciados e ideias


Uma ideia de utilização para esta lâmpada é com um abajur de madeira. Temos uma peça na Empório Luz, que você pode ver abaixo, que funciona bem tanto com filamentos de LED ou carbono.

Figura 3 – Exemplo de utilização no abajur

 

Figura 4 – Design de modelos mais utilizados

 

Na imagem acima você pode ver alguns dos modelos mais usados de lâmpadas de filamento de carbono. E na imagem abaixo você pode ver as lâmpadas que concorrem com elas, que são as de filamento de LED. Como é possível ver nas fotos, ambas as tecnologias possuem formatos parecidos, sendo que o que muda são os prós e contras de cada uma, que falaremos abaixo.

 

Figura 5 – Lâmpadas de filamento de LED

 

Prós e contras da lâmpada de filamento de carbono ou LED


Como nem tudo são flores, precisamos apontar aquilo que não é tão legal nas lâmpadas de filamento. Como prós, uma lâmpada de filamento de carbono chama mais a atenção por ter mais filamentos, e uma consequente maior luminância do que modelos de LED. Mas a tendência é de que as lâmpadas de LED ganhem mais filamentos conforme o tempo passar.

Quando se fala de gasto de energia, as lâmpadas de filamento de carbono gastam em média 40 Watts. Em comparação com a de LED, esse consumo é absurdo. Isso porque lâmpadas de filamento de LED costumam gastar 2 Watts, ou seja, 20 vezes menos.

Se por um lado a economia é algo bom, ela também pode ser um problema. Como a potência gasta pela lâmpada de LED é baixa, ela não permite utilizar dimerização, por exemplo. Se essa é sua intenção, a escolha deverá ser pelas lâmpadas de filamento de carbono.

 

Novidades do produto


Assim como sempre falamos, a tecnologia tem avançado muito na área de iluminação. No caso de lâmpadas de filamento, a novidade tem sido filamentos de LED coloridos, criando efeitos bem diferentes. Esse caso pode ser útil para iluminação paisagística, por exemplo. Só se deve tomar o cuidado de utilizá-las em lugar coberto, já que não tem muita resistência ao calor e umidade.

Figura 6 – Filamento colorido com LED

 

Sendo assim, qual lâmpada escolher? Vai depender das suas necessidades. Se você for receber visitas e vai usar na mesa, foque no LED. Se for para decoração, como abajur, use as de carbono. O importante é usar algo que atenda suas necessidades!

Se precisar de mais ajuda, contate a gente! Iremos te ajudar a definir a melhor cor, equipamento e formato para o seu projeto, cômodo ou decoração. Conte com o time da Empório Luz para te atender!

 

Clique na foto abaixo para assistir o vídeo:

Siga-nos em todas as redes sociais:

YouTube: Luz, Decor & Ação!
Instagram: Empório Luz Design
Instagram 2: Bruno Mantovani Design
Facebook: Empório Luz Design
Facebook 2: Luz, Decor & Ação!
Pinterest: Empório Luz Design
Twitter: Empório Luz Design




Deixe seu comentário


Siga-nos no Instagram

Luz, Decor e Ação Bruno Mantovani

Acompanhe no YouTube

Toda terça às 19h

Inscreva-se

Compre em nossa loja virtual e receba no conforto da sua casa.